São antigos e foram gravados em outros países os vídeos de desastres naturais e desabamentos que são atribuídos à Líbia em publicações nas redes. Aos Fatos identificou que os registros tiram de contexto três eventos climáticos distintos, que ocorreram no Tibete e na Índia entre 2017 e este ano.
Posts com o conteúdo enganoso acumulavam 5.000 curtidas no Instagram até esta quarta-feira (27) e 2.000 compartilhamentos no Facebook. A peça de desinformação também circula no TikTok, no Kwai e no WhatsApp (fale com a Fátima).
Final de semana na Líbia, na Cidade de Berna
Um compilado de vídeos que mostra uma série de enxurradas e desabamentos causados pelas chuvas tem circulado nas redes como se registrasse cenas recentes ocorridas na Líbia, país que sofre com inundações que já causaram milhares de mortes.
Aos Fatos identificou, por meio de busca reversa, que a imagem que mostra um prédio amarelo desabando sobre um rio foi gravada, na verdade, em 2017 no Tibete, região autônoma da China. Um registro local identificado mostra que o trecho usado pelas peças de desinformação foi publicado em 9 de julho de 2017. Na época, fortes chuvas destruíram obras de infraestrutura e bloquearam rodovias.
Também tirado de contexto, o vídeo que mostra o desabamento de uma casa foi gravado em 2020 em Nova Déli, capital da Índia. O registro original foi publicado em 19 de julho daquele ano e mostra um desastre causado pela chuva no bairro de Anna Nagar.
#WATCH Delhi: A house collapsed in the slum area of Anna Nagar near ITO today following heavy rainfall. No one was present in the house at the time of the incident. Centralised Accident and Trauma Services (CATS) and fire engines are present at the spot. pic.twitter.com/IwS5X08nps
— ANI (@ANI) July 19, 2020
Os demais trechos que aparecem na publicação enganosa retratam cenas de um desastre recente ocorrido no norte da Índia. Filmagens publicadas entre julho e agosto mostram de outros ângulos o desabamento de um grupo de edifícios na região de Kullu, no estado de Himachal Pradesh. O país indiano também tem enfrentado uma série de eventos climáticos rigorosos.
Líbia. Segundo relatório divulgado pela ONU, as inundações provocadas pelas fortes chuvas e o rompimento de duas barragens provocaram ao menos 3.958 mortes e o desaparecimento de pelo menos 9.000 pessoas. Estimativas das autoridades apontam que a quantidade de mortos pode chegar a 15 mil.