🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2024. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra trator empurrando blindado em protesto recente na França

Por Luiz Fernando Menezes

5 de fevereiro de 2024, 16h11

Foi gravado na Bélgica em 2015, e não na França recentemente, o vídeo que mostra um trator empurrando um veículo policial blindado. A imagem descontextualizada tem circulado nas redes como se fizesse parte das manifestações de agricultores franceses que têm ocorrido no país desde novembro do ano passado e perduram até o momento.

O vídeo descontextualizado tem sido compartilhado sozinho ou com outras gravações reais das manifestações na França. Até a tarde desta segunda-feira (5), a peça desinformativa reunia centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) e no Facebook.

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

AGRICULTORES FRANCESES CONTINUAM RESISTINDO. Trator empurra veículo blindado para fora do caminho e então eles borrifam fertilizante nos capangas de Macron.

Vídeo de trator empurrando veículo blindado circula no X

Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo que mostra um trator empurrando um veículo blindado e jogando fertilizante em policiais como se ele tivesse sido registrado recentemente na França, onde estão ocorrendo manifestações de agricultores contra o governo. As imagens, no entanto, foram gravadas em setembro de 2015 em Bruxelas, na Bélgica (veja abaixo).

Na época, produtores de leite e carne se manifestaram contra a alta taxação e a queda do preço dos produtos. Uma semana antes da manifestação em Bruxelas, agricultores franceses também haviam protestado contra o governo por causa da crise no setor.

O vídeo descontextualizado também circula nas redes de língua inglesa e francesa.

Leia mais
Nas Redes Vídeo mostra ato antifascista na Alemanha, não manifestação de agricultores contra governo alemão

É fato, no entanto, que vários países europeus, e não só a França, têm vivenciado uma onda de protestos por parte dos agricultores. Entre as principais reivindicações estão o alto custo de produção – motivado pelo aumento do preço da energia e transporte após a guerra entre Rússia e Ucrânia – e a queda nos preços dos produtos.

Na França, o setor realiza protestos desde novembro de 2023. Nos últimos dias, os manifestantes criaram pontos de incêndio, bloquearam estradas e até despejaram lixo e esterco em prédios oficiais.

Referências:

1. El Diario
2. Euronews
3. Al Jazeera
4. CNN Brasil
5. RTP
6. UOL

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.