🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo que mostra escultura de pênis e tapete de Che Guevara na Fiocruz é montagem

Por Luiz Fernando Menezes

27 de julho de 2021, 18h41

Um vídeo satírico que mostra objetos como uma escultura de um pênis e um tapete com o rosto de Che Guevara na entrada da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, vem sendo compartilhado nas redes (veja aqui) como se fosse real. As imagens foram manipuladas por um usuário do Tiktok especialista em efeitos visuais.

Publicações que compartilham o vídeo editado como se ele fosse verídico estão sendo compartilhadas em diferentes redes sociais. No Facebook, postagens com o conteúdo enganoso reuniam centenas de compartilhamentos até a tarde desta terça (27) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação ‌(‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).



Circula nas redes sociais um vídeo editado que mostra falsas decorações da sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, como uma escultura em formato de pênis e quadros com a foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os objetos mostrados na peça de desinformação foram inseridos digitalmente em trechos de um vídeo publicado pelo jornal O Globo em julho de 2018 sobre o prédio da fundação.

No trecho em que a escultura em formato de pênis aparece, por exemplo, a imagem original mostra o busto do médico Oswaldo Cruz (veja abaixo). Já um tapete com o rosto do guerrilheiro Ernesto Che Guevara foi inserido sobre a escadaria central do edifício.

O vídeo editado foi publicado originalmente pelo perfil do Tiktok @gabrielbeniciobh em maio deste ano. O usuário, que produz conteúdos com efeitos visuais, publicou as imagens manipuladas da Fiocruz para satirizar um áudio da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, com críticas à instituição.

O vídeo, no entanto, passou a ser compartilhado nas redes sociais na última semana como se fosse um registro real da sede da fundação.

A Agência Lupa também publicou uma checagem sobre o assunto.

Referências:

1.YouTube O Globo
2. Tiktok @gabrielbeniciobh
3. Aos Fatos


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.