🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo que mostra protesto contra Lula em Portugal é de 2022, não atual

Por Marco Faustino

24 de abril de 2023, 17h54

Foi gravado em 2022, não recentemente, um vídeo que mostra um grupo de pessoas protestando contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em frente ao Palácio de Belém, residência oficial do governo de Portugal, em Lisboa. As imagens que agora circulam fora de contexto foram gravadas em novembro daquele ano, durante um encontro do petista com o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa.

Publicações que difundem o vídeo enganoso acumulavam 26 mil compartilhamentos no Facebook e 200 mil visualizações no Tik Tok nesta segunda-feira (24).


Selo falso

Lula recebido em Portugal [em 2023]! O homi é um mito também, onde ele vai arrasta multidões para xingá-lo.

Posts compartilham vídeo de manifestação contra Lula ocorrida em novembro de 2022 para sugerir que presidente foi hostilizado em visita recente a Portugal

Um vídeo gravado durante um protesto em frente ao Palácio de Belém, em Lisboa, em 18 de novembro de 2022 tem sido compartilhado nas redes fora de contexto para sugerir que o presidente Lula foi hostilizado por uma multidão em visita recente a Portugal. Na ocasião, o petista participava de um encontro com o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.

As palavras de ordem “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” foram entoadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no momento em que a comitiva de Lula deixava a residência oficial do governo português (veja abaixo):

Em pesquisa na imprensa e nas redes sociais, o Aos Fatos não encontrou registros de manifestações semelhantes às mostradas pela peça de desinformação desde que Lula desembarcou em Portugal, na última sexta-feira (21). Uma série de posts enganosos, no entanto, têm compartilhado vídeos editados ou fora de contexto para sugerir que o presidente estaria sendo hostilizado no país europeu.

Referências:

1. YouTube
2. CNN Portugal
3. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.