🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Lula foi recebido em Lisboa com gritos de ‘não vai ter picanha’

Por Marco Faustino

24 de abril de 2023, 16h51

Publicações nas redes sociais enganam ao compartilhar um trecho em vídeo da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no aeroporto de Lisboa, em Portugal, nesta sexta-feira (21), com um áudio em que pessoas gritam “não vai ter picanha”. A gravação inserida sobre as imagens foi registrada durante protesto contra o petista no país europeu em novembro de 2022. Registros do desembarque de Lula na capital portuguesa atestam que o mandatário não enfrentou manifestações.

O vídeo adulterado acumulava 12 mil compartilhamentos em posts no Facebook e milhares de visualizações no Kwai nesta segunda-feira (24).


Selo falso

Recepção do Lula molusco em Portugal

Posts inserem áudio de manifestação bolsonarista em Portugal em novembro de 2022 em vídeo que mostra desembarque recente de Lula no país europeu

Um vídeo que mostra o desembarque de Lula no aeroporto de Lisboa, em Portugal, na última sexta-feira (21), circula nas redes com o áudio adulterado para fazer crer que o presidente teria sido hostilizado por manifestantes. Os gritos de “não vai ter picanha” são de um protesto contra o petista em 18 de novembro de 2022, em frente ao Palácio de Belém, residência oficial do presidente português (veja abaixo).

Registros veiculados pela imprensa do desembarque recente de Lula em Portugal mostram que o presidente não enfrentou protestos na chegada (confira abaixo):

Em novembro do ano passado, cerca de 150 apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniram para protestar diante do Palácio de Belém durante um encontro de Lula com o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa. O cântico entoado faz alusão à promessa eleitoral do petista de que faria a situação econômica do país melhorar para que a população voltasse a comer picanha.

Referências:

1. YouTube
2. Revista Fórum

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.