Não é verdade que uma reportagem recente mostra um túnel construído pelo grupo extremista palestino Hamas na Faixa de Gaza para invadir Israel, como fazem crer publicações nas redes. O registro original, veiculado em junho de 2019 na Record, mostra escavações feitas por membros do movimento xiita Hezbollah na fronteira entre o Líbano e Israel.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 4.000 compartilhamentos no Facebook até o início da tarde desta terça-feira (7). A peça de desinformação também circula no TikTok, onde acumula mais de 51 mil visualizações.
Essa é a instalação do maior do grupo terrorista, HAMAS na Faixa de Gaza! Apoiado pela esquerda brasileira! Túnel subterrâneo para invadir Israel.
Publicações nas redes têm compartilhado uma reportagem veiculada em 16 de junho de 2019 no Jornal da Record sobre um túnel escavado pelo Hezbollah na fronteira entre Israel e Líbano para alegar que se trata de uma passagem aberta pelo Hamas na Faixa de Gaza. No registro original, o jornalista afirma que a escavação de 80 metros de profundidade e 1 km de extensão foi feita pelo grupo xiita libanês e descoberta pelo Exército de Israel.
Partido político e grupo armado xiita libanês apoiado pelo Irã, o Hezbollah é diferente do Hamas, que tem origem palestina. Os dois movimentos, no entanto, são aliados e têm pontos em comum — ambos, por exemplo, consideram Israel um inimigo. Durante o atual conflito no Oriente Médio, o grupo libanês atacou o território israelense, o que gerou uma contraofensiva.
É fato, no entanto, que o Hamas controla uma extensa rede de túneis na Faixa de Gaza. Nessas passagens, que seriam equipadas com trilhos e eletricidade, estariam escondidos militantes do grupo, arsenais de foguetes e até os reféns capturados. A ofensiva israelense no território palestino tem tentado destruir esses caminhos subterrâneos.