🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra 7 de Setembro no Rio de Janeiro, não manifestação recente em Fortaleza

Por Luiz Fernando Menezes

19 de julho de 2022, 12h54

Não foi gravado durante a visita de Jair Bolsonaro (PL) a Fortaleza no último fim de semana o vídeo que mostra milhares de manifestantes de verde e amarelo em uma praia (veja aqui). O registro foi feito no Rio de Janeiro, durante ato pró-governo ocorrido no 7 de Setembro do ano passado. O presidente não estava no local na ocasião.

As postagens enganosas contam com centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (19).


Selo falso

Enquanto isso, em Fortaleza, a rejeição do Bolsonaro continua…

Posts usam vídeo do RJ em 2021 como se fosse registro da motociata de Bolsonaro em Fortaleza

Não foi gravado na última visita do presidente Jair Bolsonaro a Fortaleza, no sábado (16), o vídeo que mostra milhares de manifestantes de verde e amarelo em uma praia. Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou a mesma gravação em publicações referentes ao 7 de Setembro de 2021 no Rio de Janeiro. O vídeo foi publicado na época pelo então secretário de Cultura, Mario Frias, no Twitter (veja abaixo).

Tweet de Mario Frias identifica local e data do vídeo
Vídeo antigo. Registro mostra ato pelo 7 de Setembro no Rio de Janeiro em 2021 (Reprodução/Twitter)

Naquele ano, apoiadores do presidente organizaram manifestações durante o Dia da Independência em diversas cidades do país. Na capital carioca, o ato ocorreu na praia de Copacabana. Detalhes do vídeo reforçam que a gravação ocorreu no Rio de Janeiro, como a presença dos quiosques e a pavimentação característica do local.

Indícios presentes na imagem do vídeo identificam a localização da gravação.
Localização. Quiosque e padrão na calçada permitem afirmar que o vídeo foi gravado no Rio de Janeiro

Bolsonaro esteve em Fortaleza no último final de semana para participar da Marcha para Jesus e realizar uma motociata. Imagens dos eventos podem ser vistas na imprensa, em veículos como G1 e O Povo.

Referências:

1. Twitter (@mfriasoficial)
2. CNN Brasil
3. Diário do Nordeste
4. G1
5. O Povo


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.