Não foi gravado durante a visita de Jair Bolsonaro (PL) a Fortaleza no último fim de semana o vídeo que mostra milhares de manifestantes de verde e amarelo em uma praia (veja aqui). O registro foi feito no Rio de Janeiro, durante ato pró-governo ocorrido no 7 de Setembro do ano passado. O presidente não estava no local na ocasião.
As postagens enganosas contam com centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (19).
Enquanto isso, em Fortaleza, a rejeição do Bolsonaro continua…
Não foi gravado na última visita do presidente Jair Bolsonaro a Fortaleza, no sábado (16), o vídeo que mostra milhares de manifestantes de verde e amarelo em uma praia. Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou a mesma gravação em publicações referentes ao 7 de Setembro de 2021 no Rio de Janeiro. O vídeo foi publicado na época pelo então secretário de Cultura, Mario Frias, no Twitter (veja abaixo).
Naquele ano, apoiadores do presidente organizaram manifestações durante o Dia da Independência em diversas cidades do país. Na capital carioca, o ato ocorreu na praia de Copacabana. Detalhes do vídeo reforçam que a gravação ocorreu no Rio de Janeiro, como a presença dos quiosques e a pavimentação característica do local.
Bolsonaro esteve em Fortaleza no último final de semana para participar da Marcha para Jesus e realizar uma motociata. Imagens dos eventos podem ser vistas na imprensa, em veículos como G1 e O Povo.
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.