🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É de 2018 vídeo que mostra ação de militares e policiais em favela do Rio de Janeiro

Por Luiz Fernando Menezes

6 de dezembro de 2022, 14h56

Publicações nas redes sociais enganam ao alegar que um vídeo de uma ação armada envolvendo policiais e militares provaria que foi decretada recentemente uma intervenção federal no Rio de Janeiro. As imagens foram gravadas em agosto de 2018 pela RecordTV e registram uma operação policial em complexos de favela do estado, que, na época, estava sob intervenção da União na segurança pública.

Publicações com o vídeo descontextualizado acumulam ao menos 9.000 compartilhamentos no Facebook e dezenas de milhares de visualizações no Kwai até a tarde desta terça-feira (6).


Selo falso

Rio de Janeiro 02/Dez/2022 Intervenção Federal. Forças Armadas contrariando STF, TSE.

Publicações usam vídeo de intervenção em 2018 no Rio de Janeiro para sugerir que militares estão agindo contra o STF

O vídeo que circula nas postagens checadas não foi gravado em 2 de dezembro deste ano nem indica que uma intervenção federal foi decretada no Rio de Janeiro recentemente. As imagens, que mostram militares do Exército e policiais atirando dentro de uma favela, foram gravadas em 21 de agosto de 2018 e exibidas em reportagem da RecordTV sobre operação nos complexos do Alemão, da Penha e da Maré. Na época, o estado estava sob intervenção do governo federal na segurança pública.

A operação registrada no vídeo começou no dia 20 daquele mês, durou cerca de cinco dias e terminou com cinco suspeitos mortos e 86 presos. Também foram apreendidas armas, munições e drogas. Três militares morreram na ação.

Naquele ano, o governo federal havia decretado uma intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro a pedido das autoridades do próprio estado. A missão militar, instaurada pelo decreto nº 9.288 do então presidente Michel Temer (MDB), durou de fevereiro a dezembro de 2018. Nenhuma medida similar foi adotada em 2022.

Leia mais
Checamos Intervenção militar no Rio usa dados amplos para justificar sucesso de ações localizadas

Referências:

1. YouTube (Balanço Geral)
2. O Globo
3. UOL
4. Câmara dos Deputados

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.