🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra manifestação contra governador da Paraíba, não contra Lula

Por Marco Faustino

6 de setembro de 2023, 15h57

Não é verdade que um vídeo mostra um grupo de pessoas chamando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de traidor, como alegam publicações nas redes. As imagens que circulam com a legenda enganosa foram gravadas em Campina Grande (PB) em setembro de 2022 e retratam uma manifestação de apoiadores do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), então candidato ao governo do estado. Na ocasião, os participantes direcionaram as palavras de ordem contra o governador João Azevêdo (PSB), que disputava a reeleição.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 6.500 compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (6).


Selo falso

Lula Traidor. O grosso entrou no Nordeste. Assim o ódio voltará?

Vídeo de 2022 que mostra manifestação contra o governador da Paraíba, João Azevêdo, circula acompanhado de legenda enganosa que sugere que palavras de ordem seriam direcionadas contra Lula

Um vídeo que mostra pessoas gritando “traidor” tem circulado nas redes acompanhado de uma legenda enganosa que sugere que se trata de manifestação contra o presidente Lula. Gravadas em Campina Grande (PB) no dia 5 de setembro do ano passado, as imagens registram uma manifestação organizada por apoiadores do então candidato ao governo do estado Veneziano Vital do Rêgo após a realização de um debate na TV Borborema, afiliada do SBT. As ofensas eram direcionadas ao então candidato à reeleição, João Azevêdo, que inclusive aparece logo nos primeiros segundos da gravação.

Conforme é possível verificar em outras versões da gravação, em nenhum momento os manifestantes citam o nome de Lula, que na data cumpria agenda de campanha em São Paulo.

Na ocasião, também foram registradas ofensas e agressões contra outros políticos. O radialista e então candidato pelo PL, Nilvan Ferreira, foi atingido por um objeto. Já o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), que acompanhava o candidato do PSDB e então deputado federal Pedro Cunha Lima, foi hostilizado por uma mulher.

Apoio. Lula apoiou Veneziano Vital do Rêgo no primeiro turno da disputa pelo governo da Paraíba. No segundo turno, o PT, seguindo orientação do presidente, declarou apoio a Azevêdo, que derrotou Pedro Cunha Lima nas urnas. Vital do Rêgo terminou a eleição em quarto lugar.

O senador e o governador João Azevêdo eram aliados políticos até janeiro do ano passado, quando o primeiro abandonou a base para se candidatar ao governo da Paraíba. A aliança, no entanto, vinha sofrendo desgastes e há meses os dois já não participavam das mesmas agendas e eventos públicos.

Referências:

1. Parlamento PB
2. Mais PB
3. Agência Brasil
4. O Estado de S. Paulo
5. G1
6. Repórter PB
7. Jornal da Paraíba

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.