Vídeo de homem enchendo galão em chafariz não prova que Nordeste está sem água

Compartilhe

Não é verdade que uma cidade do Nordeste teve o abastecimento de água cortado pelo governo Lula (PT), como afirma um homem não identificado que aparece em vídeo enchendo um galão em um chafariz eletrônico. A gravação que tem circulado nas redes foi feita em Currais Novos (RN), município que não recebe as águas da transposição do São Francisco. Tanto a prefeitura local quanto a Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte) negaram que a região esteja desabastecida.

A alegação mentirosa acumulava mais de 300 mil visualizações no TikTok e 2.000 curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (12).


Selo falso

Olha a realidade aí, tá vendo?Aqui galera, olha aqui. Eu tô botando a moeda aqui no chafariz ó, pra tirar a água, a água aqui é realmente comprada. Não é mentira não, são verdadeiras. A água do Lula não chega aqui não, a do Bolsonaro chegou, mas eles cortaram, tá vendo?

 Vídeo mostra homem enchendo galão de água por meio de chafariz no exterior de uma loja; sobre o vídeo há a legenda ‘a realidade do Nordeste com a água do Lula’

Em vídeo que circula nas redes, um homem não identificado mente ao alegar que o município de Currais Novos (RN) estaria sem abastecimento de água por determinação do governo federal. De acordo com o autor da gravação, que aparece enchendo um galão em um chafariz eletrônico, a população do município só tinha acesso a água caso pagasse pelo recurso, o que não é verdade. Tanto a Caern quanto a prefeitura negaram as afirmações.

No início da gravação, é possível ver que as imagens foram gravadas próximo a um estabelecimento identificado como Mercadinho Santa Rita. Em pesquisa nas redes pelo nome do mercado e pelo número de telefone que aparece na placa, Aos Fatos verificou que o local registrado na filmagem é o município de Currais Novos.

Procurada, a prefeitura local disse que a cidade não sofre com nenhum tipo de falta de água: “Não falta água em Currais Novos, o que o vídeo retrata é uma forma de compra de água apropriada para consumo humano, que assim como esta, há tantas outras”, disse em nota.

A Caern, responsável pelo abastecimento na região, também negou que a cidade sofre com falta de água.

Leia mais
HQ Como funciona a transposição do rio São Francisco? Fátima explica

Vale ressaltar que Currais Novos sequer é atendida pela transposição do São Francisco. Um trecho do Eixo Norte da obra chega ao Rio Grande do Norte, mas não alimenta os açudes que abastecem a cidade.

O Estadão Verifica também desmentiu essa peça de desinformação.

Referências

  1. Governo federal

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores