Vídeo de homem enchendo galão em chafariz não prova que Nordeste está sem água

Por Luiz Fernando Menezes

12 de janeiro de 2024, 18h25

Não é verdade que uma cidade do Nordeste teve o abastecimento de água cortado pelo governo Lula (PT), como afirma um homem não identificado que aparece em vídeo enchendo um galão em um chafariz eletrônico. A gravação que tem circulado nas redes foi feita em Currais Novos (RN), município que não recebe as águas da transposição do São Francisco. Tanto a prefeitura local quanto a Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte) negaram que a região esteja desabastecida.

A alegação mentirosa acumulava mais de 300 mil visualizações no TikTok e 2.000 curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (12).


Selo falso

Olha a realidade aí, tá vendo?Aqui galera, olha aqui. Eu tô botando a moeda aqui no chafariz ó, pra tirar a água, a água aqui é realmente comprada. Não é mentira não, são verdadeiras. A água do Lula não chega aqui não, a do Bolsonaro chegou, mas eles cortaram, tá vendo?

 Vídeo mostra homem enchendo galão de água por meio de chafariz no exterior de uma loja; sobre o vídeo há a legenda ‘a realidade do Nordeste com a água do Lula’

Em vídeo que circula nas redes, um homem não identificado mente ao alegar que o município de Currais Novos (RN) estaria sem abastecimento de água por determinação do governo federal. De acordo com o autor da gravação, que aparece enchendo um galão em um chafariz eletrônico, a população do município só tinha acesso a água caso pagasse pelo recurso, o que não é verdade. Tanto a Caern quanto a prefeitura negaram as afirmações.

No início da gravação, é possível ver que as imagens foram gravadas próximo a um estabelecimento identificado como Mercadinho Santa Rita. Em pesquisa nas redes pelo nome do mercado e pelo número de telefone que aparece na placa, Aos Fatos verificou que o local registrado na filmagem é o município de Currais Novos.

Procurada, a prefeitura local disse que a cidade não sofre com nenhum tipo de falta de água: “Não falta água em Currais Novos, o que o vídeo retrata é uma forma de compra de água apropriada para consumo humano, que assim como esta, há tantas outras”, disse em nota.

A Caern, responsável pelo abastecimento na região, também negou que a cidade sofre com falta de água.

Leia mais
HQ Como funciona a transposição do rio São Francisco? Fátima explica

Vale ressaltar que Currais Novos sequer é atendida pela transposição do São Francisco. Um trecho do Eixo Norte da obra chega ao Rio Grande do Norte, mas não alimenta os açudes que abastecem a cidade.

O Estadão Verifica também desmentiu essa peça de desinformação.

Referências:

1. Governo federal

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.