Vídeo da Globo sobre candidatura de Lula barrada em 2018 é difundido como se fosse atual

Compartilhe

Não foi gravado em 2022 o vídeo que mostra a apresentadora Renata Lo Prete, da Globo, anunciando que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) barrou a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). As cenas foram veiculadas em 2018, quando a candidatura de Lula à Presidência da República foi barrada após um julgamento da corte eleitoral que o considerou inelegível. Em 2022, a candidatura de Lula foi validada por unanimidade.

O vídeo que viralizou no Kwai, já ultrapassa 500 mil visualizações, 29 mil curtidas e 12 mil compartilhamentos, e também circula fora de contexto no Facebook e no Instagram.


Selo falso

Eles querem excluir Lula das eleições desse ano!!!



Hashtag #Eleições2022 foi adicionada a vídeo de 2018 em que Renata Lo Prete anuncia que candidatura de Lula foi barrada


Postagens nas redes sociais enganam ao apresentar como se fosse atual um vídeo em que a jornalista Renata Lo Prete, da Globo, anuncia que o TSE barrou a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. O vídeo foi ao ar em agosto de 2018, quando o candidato foi considerado inelegível pelo TSE com base na Lei da Ficha Limpa.

A desinformação aparece na legenda adicionada ao vídeo da apresentadora, em que é afirmado que querem "excluir Lula das eleições desse ano” e adicionada a hashtag #Eleições2022. No vídeo, a apresentadora Renata Lo Prete anuncia:

“O TSE formou maioria para rejeitar o registro da candidatura de Lula à presidência da República. Acaba de votar o ministro Admar Gonzaga. Com o voto dele contra o registro da candidatura do ex-presidente, a maioria do TSE votou para excluir Lula das eleições deste ano. Admar acompanhou o voto do relator, Luis Roberto Barroso, e o placar no TSE está em 4 a 1 para rejeitar o registro. Ainda faltam os votos de Tarcisio Vieira e da presidente do TSE, Rosa Weber. Pelo voto da maioria, Lula não poderá mais participar de campanha e ficará fora da propaganda no rádio e na TV. Não terá o nome da urna. O PT terá até dez dias para substituir o candidato e até lá não terá direito ao horário eleitoral gratuito. A cobertura completa desse julgamento você vai ver no Jornal da Globo."

Naquela época, Lula havia sido condenado em duas instâncias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e estava preso. Em 15 de abril de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a anulação das condenações de Lula na operação Lava Jato, ao declarar incompetência da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, o que o tornou elegível para qualquer disputa. Na quinta-feira (8), o candidato petista teve sua candidatura aprovada com unanimidade pelo TSE.

O Aos Fatos fez um levantamento dos processos em que o ex-presidente Lula foi absolvido.

Esta checagem também foi feita pelo G1.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. Globoplay
  2. TSE (1 e 2)
  3. TRF
  4. STF
  5. G1
  6. Aos Fatos

Compartilhe

Leia também

falsoGoverno Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

Governo Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

falsoÉ montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

É montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

falsoCorrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

Corrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

fátima
Fátima