Vídeo em que Eduardo Paes dança em festa é de setembro de 2023, não atual

Por Marco Faustino

17 de janeiro de 2024, 16h19

Não é verdade que um vídeo que mostra o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), dançando em uma festa foi gravado na semana passada, enquanto a cidade era atingida por fortes chuvas. A filmagem foi feita, na realidade, em setembro de 2023, durante o evento de lançamento do filme “Nosso Sonho”.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1.110 curtidas no Instagram, centenas de compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no TikTok e no Telegram até a tarde desta quarta-feira (17).


Selo falso

PREFEITO DO JANEIRO EDUARDO PAES (O DUDU) CURTINDO ENQUANTO O POVO ENFRENTA A ENCHENTE NO RJ

Vídeo do ano passado que mostra Eduardo Paes dançando em festa tem sido compartilhado como se fosse recente

Um vídeo que mostra Eduardo Paes dançando na Gávea Pequena, residência oficial do prefeito do Rio de Janeiro, não foi gravado enquanto o município sofria com enchentes decorrentes das fortes chuvas ocorridas entre os dias 13 e 14 de janeiro deste ano. O registro que tem sido compartilhado nas redes foi feito em 7 de setembro de 2023 e mostra o político no evento de lançamento do filme “Nosso Sonho”.

No último fim de semana, um temporal atingiu a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, matando ao menos 12 pessoas e deixando duas desaparecidas. As enchentes também destruíram casas e interditaram vias. Em busca nas redes e na imprensa, o Aos Fatos não localizou registros públicos de que Paes tenha comparecido a festas entre os últimos dias 13 e 14.

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Procurada, a prefeitura do Rio confirmou em nota que o vídeo foi gravado no ano passado e que mostra o prefeito dançando uma música da trilha sonora do filme ao lado dos atores e da equipe de produção. A assessoria também encaminhou um registro do encontro publicado pelo prefeito em seu perfil no Instagram em 8 de setembro de 2023.

A gravação que circula nas redes foi postada pelo ator Nando Cunha no último dia 11 de janeiro no Instagram. Na ocasião, Cunha não indicou explicitamente que se tratava de um vídeo antigo, apenas usou a expressão “TBT” (sigla para throwback thursday), usada ao compartilhar conteúdos que não são atuais.


Na última terça-feira (16), o ator publicou outro vídeo nos stories do Instagram para alertar que o registro do encontro com o prefeito estava sendo compartilhado fora de contexto e pedir que a peça de desinformação não fosse passada adiante.

Referências:

1. Agência Brasil
2. IMDB
3. g1
4. O Globo
5. Instagram (Fontes 1, 2 e 3)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.