Não é verdade que Beyoncé, The Rock e Will Smith criticaram Madonna por ter feito show no Rio de Janeiro enquanto ocorriam enchentes no Rio Grande do Sul. Vídeos que circulam nas redes sociais sobrepõem dublagens falsas a vídeos antigos dos artistas.
As publicações acumulavam mais de 14 milhões de visualizações no TikTok, 124 mil no X e circulavam também no Facebook até a tarde desta quarta-feira (8).
Will Smith fala sobre show da Madonna
Will Smith não publicou vídeo criticando a cantora Madonna por show na praia de Copacabana. Uma dublagem falsa foi sobreposta a uma gravação antiga do ator e circulou fora de contexto nas redes.
No vídeo original, publicado em 2018, Smith fala de reflexão sobre amor e felicidade que teve com sua ex-esposa Jada no processo de sua separação. Uma versão com legenda correspondente à fala do ator está disponível no YouTube.
O vídeo voltou a circular em maio de 2024, acompanhado de uma foto de Madonna ao lado das cantoras Anitta e Pabllo Vittar, e com uma dublagem que não condiz com a fala do ator.
“O mundo nunca viu tanta promiscuidade de perto e isso me deixa pasmo, porque aqui também passou sobre a enchente que inundou o Rio Grande do Sul. Enquanto as pessoas lá estão passando frio e fome, e muitas estão morrendo, um grupo do Brasil estava aplaudindo aquele show de horrores”, diz a tradução falsa feita por um perfil de dublagens no TikTok com mais de 153 mil seguidores.
The Rock fala sobre o show da Madonna
Tampouco o ator Dwayne Johnson, conhecido como The Rock, postou depoimentos sobre o show de Madonna ou as enchentes no Rio Grande do Sul. O mesmo perfil que fez dublagem falsa de Will Smith também sobrepôs falas enganosas sobre vídeo antigo de Johnson.
Na publicação enganosa, o dublador usou um vídeo de 2020 em que The Rock fala sobre a campanha Black Lives Matter (“vidas negras importam”) nos Estados Unidos. Também foi incluída uma imagem de Madonna.
O vídeo falso já soma mais de 685 mil visualizações no TikTok.
Beyoncé manda recado para Madonna e o Brasil
Da mesma forma, Beyoncé não disse que o show de Madonna “deveria esperar” frente à necessidade de auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Uma dublagem falsa foi sobreposta a um vídeo da cantora de 2020 que passou a circular fora de contexto.
Na época, Beyoncé falava sobre a morte de George Floyd, homem negro assassinado por policiais nos Estados Unidos, caso que gerou uma onda de protestos contra o racismo. O vídeo original ainda está disponível no perfil da cantora no Instagram.
Tiradas de contexto, as imagens passaram a circular junto com uma foto da cantora Madonna e de alagamentos no Rio Grande do Sul.
O vídeo enganoso de Beyoncé foi publicado originalmente por outra página de dublagens no TikTok, que excluiu a publicação, mas o conteúdo segue circulando em outras redes.