Vídeo em que Bolsonaro caminha com apoiadores não é recente nem foi gravado em Franco da Rocha

Compartilhe

Não é recente nem foi gravado em Franco da Rocha (SP) um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) caminha em meio a uma multidão de apoiadores, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). O registro é de agosto de 2018 e mostra um ato da campanha do então candidato presidencial do PSL em Presidente Prudente (SP).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (7) e também circulam no Kwai.


Selo falso

Data povo, Franco da rocha SP

Vídeo de caminhada de Bolsonaro com apoiadores é de 2018

Não é verdade que seja recente ou que tenha sido gravado em Franco da Rocha (SP) um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) caminha por uma rua enquanto é cercado e saudado por uma multidão de pessoas. As imagens são de 22 de agosto de 2018, quando o então presidenciável do PSL participou de ato de campanha em Presidente Prudente (SP).

Por meio de uma busca reversa por imagens, Aos Fatos localizou o mesmo vídeo no canal do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) no YouTube (veja abaixo), publicado em 23 de agosto de 2018. A cena também aparece, de outro ângulo, em uma gravação compartilhada na página da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP).

Bolsonaro, que na época era candidato a presidente pelo PSL, foi acompanhado por Rodrigo Garcia, que disputava o cargo de vice-governador na chapa de João Doria (PSDB).

O vídeo passou a circular fora de contexto após a visita do presidente Bolsonaro a Franco da Rocha, em 1° de fevereiro. Na ocasião, o mandatário sobrevoou áreas afetadas pela chuva, cumprimentou apoiadores e falou com jornalistas. Até sexta-feira (4), 18 pessoas haviam morrido no município em razão de deslizamentos de terra.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. YouTube
  2. Portal Prudentino
  3. G1 (1 e 2)
  4. UOL

Compartilhe

Leia também

Apoiadores de Bolsonaro distorcem fatos sobre cirurgia para alimentar tese de envenenamento

Apoiadores de Bolsonaro distorcem fatos sobre cirurgia para alimentar tese de envenenamento

falsoVídeo mostra entrega real de apartamento no Pará, não encenação de Lula

Vídeo mostra entrega real de apartamento no Pará, não encenação de Lula

falsoCriminosos inventam promoção ‘Páscoa Solidária’ da Kopenhagen para aplicar golpe

Criminosos inventam promoção ‘Páscoa Solidária’ da Kopenhagen para aplicar golpe