🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo em que Bolsonaro caminha com apoiadores não é recente nem foi gravado em Franco da Rocha

Por Marco Faustino

7 de fevereiro de 2022, 14h12

Não é recente nem foi gravado em Franco da Rocha (SP) um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) caminha em meio a uma multidão de apoiadores, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). O registro é de agosto de 2018 e mostra um ato da campanha do então candidato presidencial do PSL em Presidente Prudente (SP).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (7) e também circulam no Kwai.


Selo falso

Data povo, Franco da rocha SP

Vídeo de caminhada de Bolsonaro com apoiadores é de 2018

Não é verdade que seja recente ou que tenha sido gravado em Franco da Rocha (SP) um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) caminha por uma rua enquanto é cercado e saudado por uma multidão de pessoas. As imagens são de 22 de agosto de 2018, quando o então presidenciável do PSL participou de ato de campanha em Presidente Prudente (SP).

Por meio de uma busca reversa por imagens, Aos Fatos localizou o mesmo vídeo no canal do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) no YouTube (veja abaixo), publicado em 23 de agosto de 2018. A cena também aparece, de outro ângulo, em uma gravação compartilhada na página da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP).

Bolsonaro, que na época era candidato a presidente pelo PSL, foi acompanhado por Rodrigo Garcia, que disputava o cargo de vice-governador na chapa de João Doria (PSDB).

O vídeo passou a circular fora de contexto após a visita do presidente Bolsonaro a Franco da Rocha, em 1° de fevereiro. Na ocasião, o mandatário sobrevoou áreas afetadas pela chuva, cumprimentou apoiadores e falou com jornalistas. Até sexta-feira (4), 18 pessoas haviam morrido no município em razão de deslizamentos de terra.

Referências:

1. YouTube
2. Portal Prudentino
3. G1 (Fontes 1 e 2)
4. UOL


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.