Vídeo em que artistas convocam para protestos é de 2015, não atual

Compartilhe

Um vídeo de março de 2015 em que artistas convocam a população para protestos pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT) ressurgiu em sites e perfis nas redes sociais como se fosse atual, referente aos atos pró-Bolsonaro marcados para este mês (veja aqui).

A desinformação tem sido amplificada por sites como o Notícias Brasil Online e perfis pessoais no YouTube e no Facebook. Nesta última rede, os posts enganosos já acumulavam ao menos 20 mil compartilhamentos nesta segunda-feira (2) e foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação (saiba como funciona).


FALSO

Um vídeo com depoimentos de vários artistas convocando a população às manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff, lançado em março de 2015, tem circulado nas redes sociais como se fosse atual e referente aos protestos a favor do governo Jair Bolsonaro, marcados para o próximo dia 15.

Na época, o apoio dos artistas, entre eles os atores Kadu Moliterno e Caio Castro, chegou a ser noticiado pela imprensa. As convocações que aparecem no vídeo podem ser encontradas na página do movimento Vem Pra Rua Brasil e são de 13 de março de 2015.

A edição que voltou a circular agora, com os depoimentos sequenciados em um único vídeo, foi publicada primeiro no dia 13 de março de 2015 pela página no Facebook Parada Hétero Brasil.

Manifestações. Após o vídeo começar a circular fora de contexto, a atriz Alessandra Maestrini, que se manifestou na época dos protestos contra Dilma e aparece nas imagens, disse no Instagram que não é a favor dos atos pró-Bolsonaro.

Os outros artistas citados na publicação — Paulo Ricardo, Christine Fernandes, Marcelo Serrado, Caio Castro, Márcio Garcia, Kadu Moliterno e Malvino Salvador — não fizeram convocações a protestos em favor do atual governo.

Outro lado. No dia 2 de março, Aos Fatos entrou em contato com o Notícias Brasil Online para que eles pudessem comentar a checagem. Após orientação da redação, o editor do site corrigiu o texto e publicou uma errata no dia 4 de março.


Esta checagem foi atualizada às 20h24 do dia 4 de março para acrescentar a informação de que o Notícias Brasil Online corrigiu o texto identificado como FALSO.

Referências

  1. Época
  2. IG

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

falsoPosts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Posts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça