Vídeo e fotos mostram hortifruti alagado em Rio das Pedras, não Ceasa-RJ

Compartilhe

É falsa a informação que circula em redes sociais de que uma das unidades da Ceasa-RJ (Central Estadual de Abastecimento do Rio de Janeiro) teria sido alagada pela forte chuva que caiu no Rio de Janeiro no começo da semana. As imagens, que mostram frutas e legumes boiando na água suja, foram feitas em um hortifruti na comunidade Rio das Pedras, que fica na zona oeste da cidade.

A peça de desinformação foi denunciada ao Aos Fatos por dezenas de leitores no WhatsApp (veja como participar). Publicações semelhantes também estão no Facebook e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Pessoal, eu recebi um vídeo alertando para os cuidados com as frutas e legumes. Ceasa teria ficado alagado. Lavem. Desinfetem td. Não comam nada cru.

Não mostram a Ceasa-RJ (Central Estadual de Abastecimento do Rio de Janeiro) o vídeo e as fotos de um local repleto de frutas e legumes boiando em água suja de enchente. As imagens, na verdade, apareceram em uma reportagem do O Globo sobre um hortifruti em Rio das Pedras, na Zona Oeste, que foi inundado pela chuva na última segunda-feira (8).

A Ceasa-RJ chegou a desmentir o boato em seu perfil oficial no Facebook. De acordo com uma publicação feita no dia 11, o estabelecimento “não pertence a nenhuma Unidade das Centrais de Abastecimento do Rio de Janeiro”. A Ceasa-RJ também pede para que as pessoas “não divulguem informações falsas, pois isso prejudica o abastecimento nas unidades”.

A cidade do Rio de Janeiro foi alvo da maior tempestade dos últimos 22 anos nesta semana. A chuva, que começou na segunda-feira (8) e seguiu com força até terça (9), alagou casas, derrubou barreiras e árvores e deixou 10 mortos.

A Agência Lupa também checou como a informação com falsa.

Compartilhe

Leia também

falsoNão há registros de gás de cozinha adulterado com metanol

Não há registros de gás de cozinha adulterado com metanol

falsoGoverno não anunciou aumento na aposentadoria a partir de 10 de outubro

Governo não anunciou aumento na aposentadoria a partir de 10 de outubro

não é bem assimNão é verdade que autoridades iranianas suspenderam o uso obrigatório do hijab

Não é verdade que autoridades iranianas suspenderam o uso obrigatório do hijab

fátima
Fátima