Vídeo da CNN mostra deputado aliado de Bolsonaro acusando complô, não repórter

Compartilhe

É falso que um repórter da CNN Brasil tenha revelado uma armação da imprensa e da oposição criada para prejudicar a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como alegam publicações virais nas redes. O homem que aparece no vídeo é, na verdade, o deputado federal José Medeiros (PL-MT), aliado de Bolsonaro, que participava de um debate na emissora sobre os desdobramentos no caso das joias sauditas.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 610 mil visualizações no TikTok e ao menos 20 mil no Kwai nesta segunda-feira (30). A peça falsa também circula no Facebook e já soma cerca de 8,8 mil compartilhamentos.


Selo falso

Gravíssimo. Contra Bolsonaro só existem narrativas faraônicas. Parabéns ao repórter. Excelente explicação.

Frame de vídeo que circula nas redes mostra deputado bolsonarista acusando um complô durante entrevista à CNN Brasil e, em primeiro plano, um homem branco que identificou o parlamentar, de forma enganosa, como se fosse um jornalista da emissora

Não é um repórter da CNN Brasil o homem que aparece em vídeo viral alegando que a imprensa e adversários políticos criaram narrativas para prejudicar a imagem de Bolsonaro. Na verdade, trata-se do deputado federal José Medeiros, aliado do ex-presidente.

No contexto original do vídeo, Medeiros participava de um quadro da emissora que contou com um debate entre o deputado do PL e a também deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Os deputados debatiam as consequências da operação da PF (Polícia Federal) no caso das joias sauditas e a segunda troca de advogados na defesa de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Documentos mostravam a negociação feita por Cid para a venda de um relógio da marca Rolex (parte dos presentes), durante a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investigava a tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro.

Leia mais
Explicamos Entenda o caso das joias milionárias de Bolsonaro

O caso das joias foi revelado em março pelo jornal O Estado de S. Paulo, que mostrou a tentativa de auxiliares do então presidente da República em trazer ilegalmente ao Brasil um conjunto não declarado de presentes de alto valor recebidos do governo da Arábia Saudita. Em delação premiada, Mauro Cid revelou que apenas “cumpriu ordens”.

Referências

  1. CNN Brasil (1, 2 e 3)
  2. Aos Fatos
  3. O Estado de S. Paulo

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

falsoPosts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Posts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça