🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Twitter não suspendeu Michelle Bolsonaro, que não tem conta na rede

Por Priscila Pacheco

10 de agosto de 2022, 15h28

É falso que o Twitter suspendeu o perfil da primeira-dama Michelle Bolsonaro, como afirmam postagens (veja aqui). A empresa disse que Michelle não tem perfil verificado e que uma conta que usava o nome dela foi suspensa, por violar a política de identidades enganosas. A primeira-dama publicou no Instagram, em perfil verificado, que nunca teve conta no Twitter e também não possui perfil no Facebook.

A peça de desinformação conta com ao menos 10.400 curtidas no Instagram e 1.000 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (10).


Selo falso

Postagem engana ao afirmar que conta suspensa no Twitter era de Michelle Bolsonaro

Postagens enganam ao afirmar que o Twitter suspendeu o perfil da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, por intolerância religiosa. A conta retirada do ar na terça-feira (9) era, na verdade, um perfil criado por apoiadores. Segundo a plataforma, a conta violava a política de identidades enganosas e que induzem ao erro. A primeira-dama afirmou que não possui conta no Twitter, o que foi confirmado pela empresa, nem no Facebook.

A desinformação começou a circular após Michelle Bolsonaro publicar um vídeo, no Instagram, em que criticou a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um ritual de religiões de matriz africana. Ela escreveu: “Isso pode né! Eu falar de Deus, não!”

No domingo (7), Michelle Bolsonaro participou de um culto na Igreja Batista Lagoinha, em Belo Horizonte, em que afirmou que o Palácio do Planalto antes era “consagrado aos demônio”, em referência aos governos petistas. “Hoje, é consagrado ao senhor Jesus”, disse a primeira-dama, que foi alvo de críticas pelas declarações.

As imagens de Lula compartilhadas no Instagram pela primeira-dama foram gravadas em Salvador, em agosto do ano passado. Além de fazer um discurso, o petista recebeu um banho de pipoca, ritual que, no candomblé, serve para purificar a pessoa de energias negativas. O perfil de Michelle no Instagram não foi penalizado pela postagem.

Na terça (9), em resposta indireta à publicação de Michelle Bolsonaro, a socióloga Janja Lula da Silva, casada com o pré-candidato petista, publicou no Twitter: “Eu aprendi que Deus é sinônimo de amor, compaixão e, sobretudo, de paz e de respeito. Não importa qual a religião e qual o credo. A minha vida e a do meu marido sempre foram e sempre serão pautadas por esses princípios.”

Referências:

1. Valor Econômico
2. Poder360
3. Facebook Paulo Teixeira
4. Facebook Jorge Solla
5. Instagram Michelle Bolsonaro
6. Twitter Janja
7. A Tarde
8. Correio 24 horas


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.