Traficante morto no RJ não é golpista que sentou em cadeira de Alexandre de Moraes

Compartilhe

Não é verdade que o traficante conhecido como PQD, morto durante uma operação policial no Rio de Janeiro no dia 18, seja o mesmo homem que foi gravado sentado na cadeira do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes durante a invasão golpista do dia 8 de janeiro. Preso desde 17 de março, o invasor da corte foi identificado como Fábio Alexandre de Oliveira. Já PQD se chamava Wallace Leite Gomes.

Publicações com a associação enganosa acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e no Twitter nesta quarta-feira (26). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Muito estranha a morte desse rapaz que participou do 8/1 e sentou na cadeira no Xandão…

Publicações mentem ao afirmar que traficante morto no RJ é o invasor que se sentou na cadeira de Moraes durante os atos do 8 de janeiro

Fotos e vídeos do traficante conhecido como PQD, morto durante uma operação da PM-RJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) no último dia 18, têm sido compartilhadas nas redes para sugerir que ele seria o mesmo homem que foi gravado sentado na cadeira do ministro Alexandre de Moraes durante os atos golpistas de 8 de janeiro, o que não é verdade. Preso no dia 17 de março durante a oitava fase da Operação Lesa Pátria, o invasor do STF se chama Fábio Alexandre de Oliveira. Já PQD se chamava Wallace Leite Gomes.

Além de Gomes e Oliveira terem características físicas distintas (veja comparação abaixo), não há indícios de que o primeiro tenha participado da invasão do 8 de janeiro. Seu nome não consta na lista de presos por envolvimento nos atos antidemocráticos ou de pessoas liberadas mediante monitoramento via tornozeleira eletrônica.

Comparação mostra diferenças físicas entre Oliveira e Gomes
Comparativo. Oliveira (à esquerda) tem sobrancelhas mais grossas, nariz maior e lábios mais finos do que Gomes (à direita)

Algumas versões da peça de desinformação usam ainda fotos do ativista Raull Santiago para sugerir que ele e os outros dois homens seriam a mesma pessoa. Conforme explicado por Aos Fatos anteriormente, Santiago não teve qualquer participação nos atos golpistas e estava no Rio de Janeiro quando bolsonaristas invadiram os Três Poderes.

Leia mais
Nas Redes Ativista Raull Santiago não é golpista preso após sentar na cadeira de Alexandre de Moraes
Nas Redes Vídeo mostra prisão de traficante, não de golpista que sentou na cadeira de Alexandre de Moraes

Compartilhe

Leia também

falsoTrump não convidou Lula para sua posse

Trump não convidou Lula para sua posse

falsoÉ falso que vídeo de Nikolas Ferreira sobre o Pix foi exibido na Times Square

É falso que vídeo de Nikolas Ferreira sobre o Pix foi exibido na Times Square

falsoCasa que resistiu a incêndio não fica em Los Angeles e não pertence a pastor

Casa que resistiu a incêndio não fica em Los Angeles e não pertence a pastor