Projeção de apoio a Lula em Nova York é antiga e não tem relação com Palestina

Por Ethel Rudnitzki

22 de fevereiro de 2024, 18h03

Não é verdade que a frase “the world needs Lula” (“o mundo precisa de Lula”, em português) foi projetada em um prédio em Nova York após declaração do presidente brasileiro condenando a atuação de Israel no conflito na Faixa de Gaza. A imagem foi exibida em Nova York na véspera do segundo turno das eleições presidenciais de 2022.

Publicações com a foto descontextualizada acumulavam mais de 100 mil visualizações no X (ex-Twitter) e 500 curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (22).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

AGORA em Nova York:O MUNDO PRECISA DE LULA!

Publicação de página pró-Palestina no X sugere que projeção de apoio a Lula em Nova York foi feita em fevereiro de 2024

Uma imagem antiga de uma projeção de apoio a Lula no edifício Chrysler, um dos mais famosos pontos turísticos de Nova York, está sendo compartilhada nas redes como se fosse atual. Publicações enganosas sugerem que a mensagem teria sido exibida em 20 de fevereiro deste ano, depois de o presidente comparar as ações de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto. A projeção, no entanto, foi feita em 29 de outubro de 2022, na véspera do segundo turno das eleições no Brasil, conforme registrado pelo Instituto ClimaInfo.

Leia mais
Explicamos O que é antissemitismo e o que dizem pesquisadores e organizações sobre a fala de Lula
BIPE Fala de Lula sobre o Holocausto gera crise com Israel, elogio do Hamas e vira munição para a oposição

Em entrevista coletiva na Etiópia no último domingo (18), Lula disse que o que está acontecendo “com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando Hitler resolveu matar os judeus”. A fala gerou uma crise diplomática com Israel, que convocou o embaixador brasileiro e classificou Lula como persona non grata no país.

Fotos descontextualizadas da projeção também circularam em setembro de 2023, quando Lula visitou Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), e foram desmentidas pelo Aos Fatos.

Referências:

1. X (@Climainfo)
2. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.