🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Posts inserem áudios falsos em vídeos de famosos para vender tratamentos sem comprovação

Por Milena Mangabeira

7 de novembro de 2023, 14h41

É falso que famosos como o ator Tony Ramos, o apresentador Silvio Santos e o padre Fábio de Melo promoveram em entrevistas “medicamentos” naturais que prometem curas milagrosas para diversos problemas de saúde. As publicações nas redes que fazem essas alegações compartilham vídeos manipulados que substituem o áudio original por imitações das vozes dos artistas. Contatadas por Aos Fatos, as assessorias dos envolvidos negaram qualquer vínculo com os supostos remédios.

As publicações desinformativas acumulavam cerca de 1.200 compartilhamentos e 920 mil visualizações no Facebook até a tarde desta segunda-feira (2). Alguns dos posts enganosos também receberam impulsionamento pago, de acordo com a biblioteca de anúncios da Meta.


Selo falso

Notícia de última hora. Tony Ramos. Como acabou com a artrose com óleo de avestruz. 20 gotas pela manhã de óleo de avestruz.

Colagem mostra prints de publicações enganosas que usam imagens de pessoas famosas para divulgar remédios que prometem cura milagrosa contra diversas doenças

Publicações nas redes têm compartilhado uma série de vídeos manipulados para fazer crer que famosos promoveram em entrevistas medicamentos e tratamentos naturais que prometem a cura de problemas de saúde como artrite, artrose e disfunção erétil. As filmagens tiveram seus áudios originais substituídos por imitações.

Alguns vídeos enganosos também remetem a endereços que falsificam a identidade visual de portais de notícias como o G1. Em busca nos sites dos veículos de imprensa, Aos Fatos constatou que não foram publicadas quaisquer reportagens sobre os suplementos citados.

A reportagem identificou o uso indevido da imagem dos atores Tony Ramos e Glória Pires, dos apresentadores Silvio Santos e Leda Nagle, do cantor Fagner, do padre Fábio de Melo e do médico Drauzio Varella. Contatadas, as assessorias de Ramos, Santos, Melo e Varella negaram qualquer relação com os produtos divulgados. Nagle e Fagner não responderam, mas é possível verificar nos registros originais dos vídeos que nenhum dos dois promoveu os suplementos.

Leia mais
Nas Redes Anvisa não aprovou composto de ora-pro-nóbis e cúrcuma para tratamento de dores articulares
Nas Redes Posts inventam leilão de smartphones pelos Correios para aplicar golpe

Silvio Santos é a figura mais recorrente nas peças de desinformação: três de seus vídeos tiveram o áudio manipulado para promover um composto baseado na planta ora-pro-nóbis que supostamente teria curado um caso de artrose. A assessoria do apresentador nega que ele tenha feito uso do suplemento, que não é regulamentado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e não tem eficácia comprovada.

Em busca nas redes pelo registro original dos vídeos editados, Aos Fatos verificou que Silvio Santos não fez em nenhum momento menção ao composto de ora-pro-nóbis:

  • Uma das gravações foi publicada no YouTube em 19 de outubro de 2011, quando Santos participou do evento de comemoração dos 30 anos do SBT e respondeu perguntas sobre sua trajetória;
  • O segundo registro é de uma entrevista concedida à Veja São Paulo, publicada em 7 de fevereiro de 2014. Nela, o apresentador comenta sobre questões como um câncer que enfrentou e suas férias nos EUA;
  • Já o terceiro vídeo é um registro da chegada de Santos à sua seção eleitoral nas eleições de 2022. Na ocasião, ele respondeu perguntas sobre sua possível volta à TV e sobre uma série baseada em sua biografia.

O composto de ora-pro-nóbis também é promovido em publicações enganosas que usam as imagens do médico Drauzio Varella e do cantor Fagner — neste último caso, o suplemento é indicado para o tratamento de hemorroidas.

Em busca nas redes, Aos Fatos não encontrou o registro original do vídeo de Varella. Também não foi encontrada a origem da gravação cujo áudio foi manipulado para fazer crer que o médico promovia um composto contra a disfunção erétil. Em nota, sua assessoria negou qualquer vínculo com os fornecedores dos supostos medicamentos e afirmou que já foram feitas diversas solicitações para a retirada de posts similares, sem sucesso.

Já o vídeo de Fagner mostra uma entrevista concedida em 9 de agosto de 2019 à TV Aparecida. Durante o programa, o cantor fala sobre sua carreira e não cita o suplemento. Contatada, a assessoria do músico não respondeu.

O vídeo de Tony Ramos e Glória Pires foi registrado em 25 de abril deste ano, em entrevista gravada durante a festa de lançamento da novela Terra e Paixão. Na versão manipulada, Ramos teria supostamente dito que se curou da artrose após consumir óleo de avestruz. Não há, no entanto, qualquer menção ao suplemento no registro original. Em nota, sua assessoria negou ter conhecimento sobre as informações veiculadas no vídeo e afirmou que o ator não faz propaganda de remédios.

Uma entrevista do padre Fábio de Melo ao Fantástico em 20 de agosto de 2017 também foi tirada de contexto para promover um tratamento contra zumbidos no ouvido. No vídeo original, no entanto, Melo comenta sobre seu quadro de síndrome do pânico. Em nota, a assessoria afirmou que o padre não endossa nenhum produto ou tratamento comercializado nas redes sociais.

Por fim, o trecho de uma entrevista feita pela apresentadora Leda Nagle com o nutrólogo Lair Ribeiro também teve o áudio manipulado para dar a entender que os dois conversavam sobre um tratamento supostamente indicado para curar incontinência urinária em homens que passaram por cirurgias na próstata. Aos Fatos não encontrou qualquer menção ao composto nas quase duas horas de vídeo (veja aqui e aqui). Contatada, a assessoria de Nagle não respondeu.

Referências:

1. Aos Fatos
2. YouTube (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7)
3. Veja São Paulo
4. Globo Play

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.