🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Anvisa não aprovou composto de ora-pro-nóbis e cúrcuma para tratamento de dores articulares

Por Marco Faustino

24 de outubro de 2023, 18h56

Não é verdade que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) certificou um composto à base de ora-pro-nóbis e cúrcuma para o tratamento de dores reumáticas e articulares, como alegam posts nas redes. As peças de desinformação que fazem essa alegação falsificam a identidade visual do G1 e tiram de contexto um vídeo que não indica o uso do suplemento alimentar Vita Pro-Nóbis. Não há registro da substância na Anvisa, e a lei sanitária proíbe que suplementos sem certificação façam promessas de uso terapêutico.

Posts com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (24).


Selo falso

Novo extrato de ora pro nobis (Vita Pro-Nóbis) aprovado pela Anvisa

Posts enganam ao dizer que composto Vita Pró-Nobis foi aprovado pela Anvisa para o tratamento de dores reumáticas e articulares

Publicações nas redes compartilham fora de contexto um vídeo sobre os supostos benefícios da planta ora-pro-nóbis e falsificam a identidade visual do G1 para promover o uso do composto Vita Pro-Nóbis para o tratamento de dores reumáticas e articulares. De acordo com a Anvisa, no entanto, o suplemento não tem registro e não há evidências de que seja seguro ou eficaz para tratar quaisquer condições de saúde.

Ainda segundo a agência, a planta ora-pro-nóbis não consta no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira — documento que traz os padrões de qualidade para a produção de medicamentos fitoterápicos.

A legislação sanitária brasileira proíbe a promoção de suplementos alimentares como meios de tratamento, cura e prevenção de doenças e agravos à saúde. Qualquer produto comercializado com propriedades terapêuticas deve ser previamente autorizado como medicamento, o que não é o caso do Vita Pró-Nobis. Para que essa autorização seja concedida, é necessário uma avaliação detalhada da composição, da qualidade e da segurança do produto.

Sem comprovação. O suplemento vendido pelas peças de desinformação é supostamente composto por extratos vegetais obtidos a partir da ora-pro-nóbis e da cúrcuma longa. Não há evidências científicas robustas que atestem a ação terapêutica dessas plantas em seres humanos.

O extrato da ora-pro-nóbis demonstrou atividade anti-inflamatória e analgésica em animais, além de atividade antimicrobiana em estudos realizados em laboratório. Não há, no entanto, estudos científicos que sustentem a eficácia nem a dosagem adequada do extrato da planta para que tais atividades sejam reproduzidas em seres humanos.

Cartilha da secretaria de Saúde do Distrito Federal, por outro lado, indica que a ora-pro-nóbis pode ser usada na alimentação, já que é rica em ferro e proteínas.

Situação semelhante ocorre no caso da cúrcuma longa — planta que faz parte do Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira — que apresentou efeito anti-inflamatório em laboratório e em animais, mas não teve sua ação terapêutica comprovada em seres humanos.

Leia mais
Nas Redes Posts inventam leilão de smartphones pelos Correios para aplicar golpe
Nas Redes Posts compartilham site falso do Serasa Limpa Nome no Facebook para aplicar golpes

Falsificação. Além de descontextualizar um vídeo de 2020 que cita os supostos benefícios da planta — e que em nenhum momento promove o suplemento Vita Pró-Nobis —, os autores da peça de desinformação direcionam o usuário a um link que falsifica a identidade visual do G1. O portal de notícias nunca publicou qualquer reportagem sobre o composto.

Ao inspecionar o código-fonte da reportagem enganosa, Aos Fatos verificou que não há qualquer certificado de segurança. As páginas disponibilizam um link para a compra de frascos do suplemento— vendidos a R$ 197 a unidade —, e o pagamento é feito por meio de uma plataforma terceirizada.

São frequentes nas redes páginas que imitam a identidade visual de portais legítimos para aplicar golpes ou promover a venda de produtos. Neste ano, Aos Fatos mostrou que golpistas criaram domínios que imitavam a identidade visual do Serasa para roubar pessoas que buscavam quitar dívidas com bancos e companhias varejistas. Também já foram desmentidos posts que prometiam selos de verificação em redes sociais, falsas promessas de emprego e a compra de produtos a preços mais baixos.

Aos Fatos também elaborou um guia sobre como evitar cair em golpes nas redes sociais.

Referências:

1. Anvisa (1, 2 e 3)
2. Vigilância Sanitária de Santa Catarina
3. Ufal
4. Folha de S.Paulo
5. Unimed
6. Aos Fatos (1, 2, 3, 4 e 5)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.