Post que anuncia programa de distribuição de aparelhos de ar-condicionado é golpe

Compartilhe

Não é verdade que o governo federal lançou o programa “Brasil Climatizado”, em parceria com a LG, para distribuir aparelhos portáteis de ar-condicionado a preços populares. As peças de desinformação que fazem essa alegação compartilham links de sites que imitam a identidade visual da CNN Brasil e usam trechos editados de telejornais para aplicar um golpe em usuários.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (8) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).


Selo falso

Governo em parceria com a LG lança programa para distribuição de ares condicionados portáteis

Post compartilha link de site que imita identidade visual da CNN Brasil para aplicar golpe

Perfis falsos nas redes têm usado a identidade visual da CNN Brasil e trechos editados de seus telejornais, além de cenas do Jornal Hoje, da TV Globo, para alegar que o governo criou um programa em parceria com a LG para distribuir 50.000 aparelhos de ar-condicionado a preços populares. Trata-se, no entanto, de um golpe, uma vez que a iniciativa não existe. Aos Fatos não encontrou qualquer informação sobre a suposta ação em busca no site oficial do Executivo e em reportagens da imprensa.

Os posts redirecionam o usuário ao site noticiadodiabrasil.com, que imita a identidade visual da CNN Brasil. Ali é apresentado um trecho manipulado da edição de 23 de março de 2022 do Jornal Hoje, que insere um áudio falso sobre a imagem do apresentador César Tralli para fazer crer que o jornalista noticiou o último dia de inscrição no “Brasil Climatizado”.

No trecho original, Tralli alerta que os índices de cobertura vacinal entre crianças estavam em queda no Brasil. Não há menção sobre a distribuição de aparelhos de ar-condicionado.

Página usa trecho editado de edição do Jornal Hoje, da TV Globo, para aplicar golpe
Falsificação. Página usa trecho editado de edição do Jornal Hoje, da TV Globo, para aplicar golpe.


O site falso então encaminha o usuário para um chatbot que usa a logo da LG de maneira fraudulenta e solicita CPF e endereço a pretexto de verificar se o usuário está elegível para o programa. Após o envio dos dados solicitados, o robô redireciona para um link de uma plataforma de pagamento que não faz parte dos canais de atendimento da LG, tampouco tem qualquer relação com o governo federal. Nele, o usuário é induzido a pagar aos golpistas uma “taxa popular” de R$ 133,79.

Leia mais
Investigamos Plataformas de pagamento impulsionam golpes e vendem até ‘pílula do câncer’ ineficaz
Investigamos Facebook permite e lucra com golpes que somam dezenas de milhões de visualizações

São recorrentes golpes que imitam a identidade visual de veículos de imprensa para enganar usuários. Em setembro, Aos Fatos mostrou como o Facebook tem sido usado para esse tipo de prática, que também explora de maneira indevida iniciativas reais do governo e de empresas privadas.

Referências

  1. Governo Federal (1 e 2)
  2. Globoplay
  3. Aos Fatos

Compartilhe

Leia também

Por um uso ético da IA no jornalismo

Por um uso ético da IA no jornalismo

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas