Papa Francisco não cancelou Bíblia e propôs novo livro

Compartilhe

É falsa a notícia de que o Papa Francisco teria cancelado a Bíblia por crer que a obra estava “desatualizada” para os dias atuais e que a Igreja deveria substituí-la por outro livro. A desinformação surgiu como piada em um site satírico dos EUA em 2018 e logo passou a ser difundida como verdade nas redes sociais. Ao Aos Fatos, o Vaticano negou a veracidade dessas informações.

Denunciados por usuários do Facebook, posts com esse conteúdo enganoso já acumulavam, juntos, mais de 9.000 compartilhamentos na manhã desta quinta-feira (25). As publicações foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação disponibilizada pela rede social (entenda como funciona).


FALSO

Papa Francisco cancela a Bíblia e propõe criar um novo livro.

Segundo as publicações que circulam nas redes sociais, o Papa Francisco disse que Bíblia era um documento “desatualizado” e que a igreja deveria “reescrever a palavra de Deus”. O texto enganoso sustenta, inclusive, que personalidades do catolicismo já consideravam chamar o novo livro de “Bíblia 2000”.

O Vatican News, veículo oficial do Vaticano, contatado por Aos Fatos, negou: “sabendo que o Papa Francisco sempre surpreende, atribuem a ele as coisas mais absurdas possíveis. E o pior é que se propaga que nem fogo na palha”.

A notícia falsa é reciclada e importada: já aparece nas redes sociais desde abril de 2018, quando foi publicada pelo site satírico americano There is News. O domínio, no entanto, deixa claro em sua página que se trata de um “site de humor cujo propósito é o entretenimento”.

No ano passado, os sites de checagem americanos Snopes e o PolitiFact fizeram verificações sobre o mesmo conteúdo falso.

Compartilhe

Leia também

falsoNikolas Ferreira não votou para derrubar veto de Lula e deixar luz mais cara

Nikolas Ferreira não votou para derrubar veto de Lula e deixar luz mais cara

falsoTrump não ameaçou líderes mundiais que manifestaram apoio ao Irã

Trump não ameaçou líderes mundiais que manifestaram apoio ao Irã

falsoVídeo mostra acidente aéreo nos EUA, não destruição em Israel ou no Irã

Vídeo mostra acidente aéreo nos EUA, não destruição em Israel ou no Irã