🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Outdoor em Portugal com homenagem a Bolsonaro não é recente, mas de 2018

Por Priscila Pacheco

15 de outubro de 2021, 16h22

Uma foto que mostra um outdoor em Portugal com uma homenagem ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não é atual, mas de novembro de 2018, diferentemente do que alegam posts nas redes sociais (veja aqui). O painel foi encomendado na época pelo partido de extrema-direita PNR (Partido Nacional Renovador) — hoje Ergue-te — para celebrar a vitória do brasileiro nas eleições presidenciais daquele ano.

Postagens que exibiam a foto sem o devido contexto reuniam ao menos 1.400 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (15).


Uma foto de 2018 que mostra um outdoor em homenagem a Jair Bolsonaro em Portugal circula em posts nas redes sociais como se fosse recente. A instalação foi feita a pedido do partido português de extrema-direita PNR (Partido Nacional Renovador), atual Ergue-te!, em Saldanha, um bairro de Lisboa, para celebrar a vitória eleitoral do atual presidente brasileiro.

Aos Fatos identificou que a foto foi publicada no site do PNR em 8 de novembro de 2018. No texto, a sigla destaca que foi a única "em Portugal, a apoiar fervorosamente a eleição de Bolsonaro naquele país que, por sobejas razões, não é, nem nos pode ser indiferente".


Divulgação. Partido publicou a fotografia no dia da instalação do outdoor

No mesmo mês, foi destacado na conta autenticada do partido no Facebook (veja aqui) a postagem de um blog sobre a instalação do outdoor. José Pinto-Coelho, presidente do Ergue-te!, publicou um vídeo no Twitter (veja aqui) no qual mostra a instalação.


Vídeo. José Pinto-Coelho celebrou vitória de Bolsonaro ao exibir o outdoor no Twitter

Referências:

1. PNR
2. Facebook partido Ergue-te!
3. Twitter José Pinto-Coelho
4. Observador


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.