🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é verdade que ‘Time’ vai processar Bolsonaro por difundir capa falsa da revista

Por Priscila Pacheco

16 de dezembro de 2021, 16h23

Postagens nas redes sociais enganam ao alegar que a Time vai processar Jair Bolsonaro (PL) por “usurpação de imagem” (veja aqui). A revista norte-americana disse que não pretende entrar com ação judicial do tipo. A alegação enganosa faz referência às falsas capas com o presidente como “personalidade do ano” que circularam na internet após ele vencer uma enquete no site da revista.

O texto com a informação enganosa circula no WhatsApp e no Facebook, onde reunia ao menos centenas de compartilhamentos em postagens nesta quinta-feira (16).


Selo falso

É falso que advogados da revista Time anunciaram que vão processar o presidente Jair Bolsonaro (PL) por “usurpação de imagem” após falsas capas com o mandatário como “personalidade do ano” terem sido difundidas nas redes sociais. Ao Aos Fatos, a assessoria da publicação disse que não pretende entrar com ação judicial.

Em 7 de dezembro, a Time anunciou que, com 24% dos votos, Bolsonaro havia vencido uma enquete aberta ao público sobre quem deveria ser a “personalidade do ano''. Em seguida, montagens com a capa da revista e a foto de Bolsonaro começaram a circular nas redes sociais. É a esse material que a postagem checada faz referência ao citar o processo por “usurpação de imagem da revista”.

Apesar da enquete, o título de “personalidade do ano” é definido pelos editores da Time. Neste ano, o escolhido foi Elon Musk, empresário que investe na exploração espacial e em carros elétricos.

Referências:

1. Time (Fontes 1 e 2)
2. AFP


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.