Não é verdade que Mourão defendeu intervenção militar se Lula for candidato

Compartilhe

Uma declaração dada em 2017 pelo agora vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) circula nas redes (veja aqui) como se ele tivesse defendido uma intervenção militar para impedir a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na realidade, o general se referia às denúncias de corrupção no governo Michel Temer (MDB) quando disse que as Forças Armadas poderiam agir se o Judiciário não solucionasse o "problema político".

Postagens com o vídeo que tira de contexto a declaração somavam mais de 270 mil compartilhamentos nesta quinta-feira (29) no Facebook e foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação (saiba como funciona).


Trecho de uma palestra do agora vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) em setembro de 2017 em Brasília tem sido usado em alegações nas redes de que ele ameaçou intervenção militar caso o ex-presidente Lula (PT) seja candidato — o que é falso. Na fala destacada no vídeo, o general se referia às suspeitas de corrupção no governo Temer quando sugeriu que as Forças Armadas agiriam se o Judiciário não solucionasse a crise política.

Ao comentar os casos de corrupção da época, Mourão cobrou ação da Justiça e afirmou que, "ou as instituições solucionam o problema político, pela ação do Judiciário, retirando da vida pública esses elementos envolvidos em todos os ilícitos, ou então nós [Forças Armadas] teremos que impor isso". Ele ainda acrescentou: “os Poderes terão que buscar a solução. Se não conseguirem, chegará a hora que nós teremos que impor uma solução”.

A fala de Mourão repercutiu negativamente, e o então ministro da Defesa, Raul Jungmann, chegou a emitir nota sobre o caso. Questionado pelo Estadão dias após a declaração, o general negou que tenha defendido a tomada de poder pelos militares, mas disse ser favorável a “algum tipo de intervenção para colocar ordem na casa”.

Além disso, ao contrário do que alegam as peças de desinformação, Mourão não afirmou na palestra de 2017 que o Exército era contra uma candidatura de Lula nem que os militares “não baterão continência para um ladrão”. Mourão cita o ex-presidente em outro momento do evento, quando critica a política econômica dos governos petistas.

Em entrevista em março de 2021, o vice-presidente disse não acreditar que o petista seria capaz de vencer a eleição, mas que “se o povo brasileiro quiser votar no Lula, paciência”.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

falsoPosts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Posts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça