Montagem insere frases falsas em cartazes de manifestantes pró-Bolsonaro

Compartilhe

Uma imagem que circula nas redes sociais foi alterada digitalmente para afirmar que as duas manifestantes pró-Bolsonaro retratadas erguiam cartazes com dizeres como "apoiamos: o fim da previdência" e "Queiroz Livre". No Facebook, a peça de desinformação já reunia mais de 2.000 compartilhamentos nesta terça-feira (28). Todas as publicações com a montagem foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação disponibilizada pela rede social (entenda como funciona).


FALSO

Apoiamos: o fim da Previdência e do Ensino Universitário! A entrega da EMBRAER, da Petrobras, do BB, CEF, Correios etc.

A imagem editada (à esquerda) que vem circulando nas redes traz duas mulheres segurando cartazes, um deles com os dizeres “Apoiamos: o fim da Previdência e do Ensino Universitário! A entrega da Embraer, da Petrobras, do BB, CEF, Correios etc.” e outro com “Pátria Amada. Queiroz Livre!”.

Na imagem original (à direita), publicada por um perfil pessoal no Twitter, no entanto, é possível ver que as causas defendidas pelas duas manifestantes não tinham nenhuma relação com as sugeridas pelo boato.

Mais montagens. Nesta segunda-feira (27), Aos Fatos verificou ser falsa imagem que mostra um banner em uma das manifestações de domingo com a palavra “forca” em vez de “força”. A foto, feita em um carro de som no ato promovido em Belo Horizonte (MG), foi manipulada digitalmente para retirar do cedilha.

Compartilhe

Leia também

falsoEm vídeo, primeira-dama israelense fala sobre criação do país, não suposto conflito com Brasil

Em vídeo, primeira-dama israelense fala sobre criação do país, não suposto conflito com Brasil

falsoEntrevista de Lula no México é editada para sugerir que presidente estava embriagado

Entrevista de Lula no México é editada para sugerir que presidente estava embriagado

falsoPapa Leão 14 não afirmou que dinheiro ilícito no Banco de Roma será confiscado

Papa Leão 14 não afirmou que dinheiro ilícito no Banco de Roma será confiscado

fátima
Fátima