Lula não sugeriu assassinato de Palocci em áudio; gravação é falsa

Compartilhe

É falso o áudio atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que ele sugeriria o assassinato do seu ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Além de a voz ser diferente da do petista, a gravação não consta entre as interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça Federal em 2016. O Instituto Lula também negou a veracidade do conteúdo.

O áudio apareceu primeiro nas redes sociais em 2017 e, apesar de desmentido na época pela imprensa, voltou a circular nos últimos dias em publicações no Facebook (veja aqui). Nesta terça-feira (25), posts com a gravação enganosa já passavam de 78 mil compartilhamentos. Todos foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (entenda como funciona).


Selo falso

BOMBÁSTICO! GRAMPO REVELA QUE LULA QUERIA O ASSASSINATO DE PALOCCI NA PRISÃO (Áudio é verdadeiro!)

O suposto grampo, na verdade, não passa de uma imitação. Nos três minutos e vinte e um segundos da gravação que circula nas redes, é possível observar diferenças entre a voz do ex-presidente e a que diz, entre outras afirmações, que “ninguém teve a competência e a coragem de acabar com esse cara”, em referência a Antonio Palocci.

O áudio também não consta nas interceptações telefônicas de Lula, autorizadas pela Justiça Federal do Paraná em 2016.

A gravação começou a circular no WhatsApp em setembro de 2017 e, na ocasião, foi verificado como informação falsa por G1, e-Farsas, Veja e Gaúcha ZH.

Na época, o áudio foi atribuído a uma interceptação de telefonema de Lula e Rui Falcão, ex-presidente do PT. Porém, a voz do interlocutor não é ouvida na gravação, o que invalidou a hipótese de grampo telefônico.

Contatado nesta segunda-feira (24) por Aos Fatos, o Instituto Lula disse que a gravação é falsa.

Compartilhe

Leia também

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

falsoVídeo não mostra exército da Venezuela invadindo o Brasil

Vídeo não mostra exército da Venezuela invadindo o Brasil

falsoÉ falso que Lula propôs venda de alimentos fora da validade para reduzir preços

É falso que Lula propôs venda de alimentos fora da validade para reduzir preços