🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Lula não disse que vai rever ou acabar com o PIX

Por Luiz Fernando Menezes

29 de outubro de 2022, 17h20

É falso que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que vai rever ou acabar com o PIX porque a plataforma de transferências bancárias “só ajudou a família Bolsonaro”. A alegação enganosa circula como se tivesse sido noticiada pelo site da Veja, o que não ocorreu. Além de inexistirem declarações do candidato à Presidência com esse teor, a campanha petista desmentiu a veracidade das publicações.

As postagens enganosas reuniam ao menos 5.000 curtidas no Instagram na tarde deste sábado (29).


Selo falso

Publicações inventam matéria da Veja para sugerir que Lula teria declarado o fim do Pix

Não é verdade que o ex-presidente Lula (PT) disse que vai acabar com o PIX porque a plataforma de transferências “só ajudou a família Bolsonaro” e que a declaração teria sido publicada no site da revista Veja.

Não há nenhum texto semelhante no site da revista com as expressões “Pix só ajudou a família” ou “rever essa política” e a Veja confirmou ao Aos Fatos que nunca publicou este conteúdo.

O site, na verdade, publicou em agosto um desmentido sobre a alegação de que Lula iria acabar com o Pix. Naquela época, uma reportagem falsa do G1 passou a circular nas redes com a mesma alegação.

Lula já declarou, em mais de uma ocasião, que o fim do Pix não está entre seus planos de governo. A assessoria alega que o petista sequer é contra o método de pagamento.

Referências:

1. Lula
2. Veja
3. Aos Fatos


Neste fim de semana, o Aos Fatos se uniu às iniciativas de checagem AFP Checamos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa para verificar em conjunto a desinformação sobre as eleições.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.