É falso que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que vai rever ou acabar com o PIX porque a plataforma de transferências bancárias “só ajudou a família Bolsonaro”. A alegação enganosa circula como se tivesse sido noticiada pelo site da Veja, o que não ocorreu. Além de inexistirem declarações do candidato à Presidência com esse teor, a campanha petista desmentiu a veracidade das publicações.
As postagens enganosas reuniam ao menos 5.000 curtidas no Instagram na tarde deste sábado (29).
Não é verdade que o ex-presidente Lula (PT) disse que vai acabar com o PIX porque a plataforma de transferências “só ajudou a família Bolsonaro” e que a declaração teria sido publicada no site da revista Veja.
Não há nenhum texto semelhante no site da revista com as expressões “Pix só ajudou a família” ou “rever essa política” e a Veja confirmou ao Aos Fatos que nunca publicou este conteúdo.
O site, na verdade, publicou em agosto um desmentido sobre a alegação de que Lula iria acabar com o Pix. Naquela época, uma reportagem falsa do G1 passou a circular nas redes com a mesma alegação.
Lula já declarou, em mais de uma ocasião, que o fim do Pix não está entre seus planos de governo. A assessoria alega que o petista sequer é contra o método de pagamento.
Neste fim de semana, o Aos Fatos se uniu às iniciativas de checagem AFP Checamos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa para verificar em conjunto a desinformação sobre as eleições.