Fala de Lula é editada para sugerir elogio a Bolsonaro em obra do São Francisco

Por Luiz Fernando Menezes

24 de junho de 2022, 15h31

Uma fala em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirma que as obras de transposição do rio São Francisco foram concluídas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) circula sem o devido contexto em postagens nas redes sociais (veja aqui). As peças compartilham um trecho de um vídeo, gravado em 28 de abril de 2022, no qual Lula diz que a maior parte da obra foi feita nos governos petistas, mas que Bolsonaro cita como se fosse uma realização integral da sua gestão.

Postagens com o conteúdo enganoso reuniam mais de 2.500 compartilhamentos no Facebook até esta sexta-feira (24).


Selo não é bem assim

Lula reconhece que Jair Messias Bolsonaro é quem terminou a transposição!!! Em cada discurso é Bolsonaro mais forte.

Vídeo corta fala de Lula para sugerir que petista reconheceu que Bolsonaro terminou transposição

Uma fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravada em um evento do PSB em Brasília, no dia 28 de abril, circula fora de contexto nas redes sociais para dizer que o petista admitiu que a transposição do rio São Francisco foi feita por Jair Bolsonaro. Na fala completa, o petista afirma que Bolsonaro coloca que a obra é sua, embora só a parte final tenha sido completada na gestão dele.

No vídeo compartilhado nas redes, Lula diz: “Fizemos um canal de 640 km que era para estar pronto logo depois que eu deixei o governo, e ele ficou pronto agora.” A fala é cortada neste momento. Na íntegra, é possível ver que o petista encerra a argumentação de forma crítica ao atual governo:

“Fizemos um canal de 640 km que era para estar pronto logo depois que eu deixei o governo, e ele ficou pronto agora. O nosso governo, Alckmin [presente no evento], fez 88% das obras. No governo Temer foi feito 7% das obras. E esse cidadão, que não preside esse país, quem ele preside são os milicianos que vivem em volta dele, ele terminou apenas 5% da obra. Está fazendo propaganda na televisão como se fosse ele que tivesse levado água do São Francisco para Paraíba, para o Rio Grande do Norte, para o Ceará, para Pernambuco e para outros estados que precisavam dessa água.”

Em 2008, o governo do ex-presidente Lula prometeu que a transposição seria concluída em 2012. Em 2013, após reduzir a extensão da obra de 699 km para 477 km, o governo Dilma Rousseff (PT) estendeu o prazo para 2015, mas o projeto não foi concluído. Segundo um relatório do antigo Ministério da Integração Nacional, publicado em 2016, cerca de 84% do Eixo Leste e 87% do Eixo Norte estavam concluídos naquela época.

O Eixo Leste foi finalizado em março de 2017 e inaugurado pelo então presidente Michel Temer (MDB). Em novembro daquele ano, a CGU (Controladoria-Geral da União) publicou um relatório informando que o Eixo Norte já estava 92,5% concluído. O trecho final desse eixo foi inaugurado por Bolsonaro no dia 26 de junho de 2020.

O atual governo anunciou que, além de concluir as obras previstas, irá retomar o projeto original da transposição, que totalizava 699 km, e construir mais 3.000 km de canais e adutoras auxiliares.

Referências:

1. Youtube (PT - Partido dos Trabalhadores)
2. G1 (1 e 2)
3. Transposicaosaofranscisco.com.br
4. O Globo
5. Câmara dos Deputados
6. CGU
7. EBC
8. Poder360
9. Secretaria de Governo


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.