Fala de Lula é tirada de contexto para alegar que há brasileiros que desejam ser pobres

Por Marco Faustino

18 de janeiro de 2024, 15h15

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha enaltecido a pobreza ao dizer que há brasileiros que gostariam de ser pobres por escolha própria. As peças de desinformação difundem um trecho editado de uma entrevista concedida por Lula em 2023 e tiram de contexto o momento em que Lula conta que muitas pessoas lhe diziam que gostariam de ser, ao menos, pobres – ele se referia a pessoas que vivem abaixo do nível da pobreza, sem emprego nem moradia. Lula afirmou também que não quer criar uma sociedade de pobres, e que ninguém faz opção pela pobreza.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3.000 compartilhamentos no Facebook, centenas de curtidas no Instagram, e milhares de visualizações no Kwai até a tarde desta quinta-feira (18).


Selo não é bem assim

Eu vou repetir uma frase para você nunca mais esquecer. Você quer ver o grau de pobreza e o grau de necessidade, é quando você chega num lugar e a pessoa fala pra você: "presidente, eu gostaria de ser pobre". [Luiz Inácio Lula da Silva]

Posts difundem trecho editado de entrevista concedida por Lula em 2023 para alegar que o presidente enalteceu a pobreza e que há brasileiros que querem ser pobres de maneira voluntária

Posts difundem um trecho editado de uma entrevista concedida pelo presidente Lula ao jornalista Marcos Uchôa, em agosto de 2023, para fazer crer que ele enalteceu a pobreza ao afirmar que brasileiros lhe dizem que gostariam de ser pobres. No trecho original (a partir de 31m18s), Lula diz que essa vontade expressada por alguns brasileiros é em razão dessas pessoas estarem em uma situação abaixo da pobreza, sem renda e moradia.

“Uchôa, você quer ver o grau de pobreza e o grau de necessidade, é quando você chega num lugar e a pessoa fala pra você: ‘Presidente, eu gostaria de ser pobre’. Sabe o que acontece? É porque tem lugar que as pessoas nem pobres conseguem ser. Porque as pessoas não têm emprego, as pessoas não ganham nada, as pessoas não têm onde morar, as pessoas vivem na rua”, diz Lula.

Na sequência, o presidente diz que o governo não quer criar uma sociedade de pobres, e que ninguém faz opção pela pobreza.

“Todo mundo quer ter alguma coisa na vida, todo mundo quer viver bem, todo mundo quer ter tranquilidade na vida, todo mundo quer estudar seus filhos, todo mundo quer formar os seus filhos, todo mundo sonha um bom emprego pro seu filho, pro seu marido, pra sua mulher. Então, é esse mundo que a gente tem que criar, é isso que eu me bato todo santo dia. Ou seja, eu não fiz opção para ser pobre. Eu fiz uma opção de fazer com que o povo pobre suba um degrau na escala social, ou dois, e vire classe média”, ele conclui.

Essa não é a primeira vez que peças de desinformação tiram de contexto declarações de Lula. Em checagens anteriores, Aos Fatos mostrou que o presidente não disse que ganhou as eleições porque os nordestinos são analfabetos, e não afirmou que a partir do ano de 2640 ninguém mais pagaria IRPF (Imposto de Renda) no Brasil.

Leia mais
Nas Redes Lula não disse que ganhou as eleições porque os nordestinos são analfabetos
Nas Redes Lula não disse que Imposto de Renda acabará no ano de 2640

Referências:

1. Governo Federal|
2. YouTube
3. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.