Juiz Sérgio Moro não está com doença grave; notícia é falsa

Compartilhe

Não é verdade que o juiz Sérgio Moro descobriu uma doença grave e que está “muito ruim”, como afirmam postagens publicadas pelo site Saúde, Vida e Família entre este domingo (3) e segunda-feira (4). Os conteúdos foram marcados como falsos por usuários do Facebook (entenda como funciona).

Procurada por Aos Fatos, a Justiça Federal do Paraná negou, em nota, as informações contidas nos posts. Os textos do site Saúde, Vida e Família usam trechos de notícia antiga sobre o estado de saúde do ex-presidente Lula, e não de Moro. Veja, abaixo, o que verificamos.


FALSO

Sérgio Moro descobre doença grave e triste notícia abala o Brasil!

Em duas publicações feitas no domingo (3) e nesta segunda-feira (4), o site Saúde, Vida e Família traz o mesmo texto, mas com títulos diferentes. O primeiro afirma que “Sérgio Moro está muito ruim, problema é grave!, afirmam médicos” e o seguinte sustenta: “Sérgio Moro descobre doença grave e triste notícia abala o Brasil!”. Em nota, a Justiça Federal do Paraná - tribunal onde o magistrado trabalha - afirmou que “suposta notícia acerca de problemas de saúde do juiz federal não é verdadeira”.

Sem especificar data e local, o texto do Saúde, Vida e Família começa dizendo que o juiz Sérgio Moro foi atendido pelo médico Gustavo Johnen, que pediu um desfibrilador e teria dito que o magistrado está com “problema no coração e pressão muito alta”. No entanto, tal episódio não foi protagonizado pelo juiz da Lava Jato, e sim pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A notícia falsa utiliza trechos de uma reportagem publicada pelo site do jornal O Povo, do Ceará, de 4 de abril deste ano, sobre o estado de saúde de Lula enquanto esteve refugiado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC após ter a prisão decretada. A notícia de O Povo, por sua vez, tem por base outra reportagem, publicada pelo UOL.

Em seu texto, o site Saúde, Vida e Família usou os mesmos trechos da matéria de O Povo, mas substituiu o nome do petista pelo de Moro, que foi quem condenou o ex-presidente à cadeia, e trocou 'diabetes', da matéria original, por 'problema de coração'.

As postagens são assinadas por João Guilherme Silva, mas, no próprio site Saúde, Vida e Família, não há mais informações sobre o autor, apenas links para outros textos publicados em seu nome na página.

Compartilhe

Leia também

falsoBolsonaro não foi inocentado de acusação de tentativa de golpe

Bolsonaro não foi inocentado de acusação de tentativa de golpe

falsoImagem que circula nas redes é antiga e não mostra ataque de rebeldes do Iêmen contra porta-aviões dos EUA

Imagem que circula nas redes é antiga e não mostra ataque de rebeldes do Iêmen contra porta-aviões dos EUA

falsoEstudo da USP não comprova que máscaras foram inúteis e perigosas na pandemia de Covid-19

Estudo da USP não comprova que máscaras foram inúteis e perigosas na pandemia de Covid-19