🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Jorge Paulo Lemann não é dono de empresas de absorventes

Por Luiz Fernando Menezes

14 de outubro de 2021, 13h23

É falso que o empresário Jorge Paulo Lemann seja dono de fábricas de absorventes, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). O fundo de investimentos dele não detém o controle de nenhuma empresa do ramo de saúde e higiene pessoal, e seu nome não consta como controlador de companhias do tipo. A alegação enganosa também foi desmentida pela assessoria do empresário.

Postagens falsas acumulavam ao menos 30 mil compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (14).


Você sabia??? O empresário Lemann apoiador da deputada Tábata Amaral que criou o projeto dos absorventes é um dos donos das 2 fábricas de absorventes no Brasil???

Circulam nas redes sociais postagens com a informação enganosa de que o empresário Jorge Paulo Lemann seria dono de fábricas de absorventes. Ao Aos Fatos, a assessoria do bilionário desmentiu essa alegação. Lemann é sócio da 3G Capital, fundo que não possui nenhuma empresa produtora de absorventes em seu rol de investimentos, e acionista controlador da AB InBev, do ramo de bebidas.

Algumas peças de desinformação citam ainda que o empresário seria dono da P&G, multinacional de produtos de beleza e saúde pessoal que detém a marca do absorvente Always. Lemann não consta entre os diretores da empresa e o fundo de investimentos dele não está na lista de principais acionistas da P&G.

As publicações enganosas passaram a circular nas redes sociais após o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao PL 4968/2019, da deputada Marília Arraes (PT-PE), que garantia a oferta de absorventes femininos em escolas públicas. O Palácio do Planalto disse que vetou a proposta por ausência da indicação da fonte de recursos para a compra dos produtos.

A deputada Tábata Amaral (PSB-SP) é uma das autoras da proposta e passou a ser alvo de de bolsonaristas nas redes sociais após criticar o veto em suas redes sociais. Entre os ataques, os apoiadores do presidente destacaram supostos elos da parlamentar com o bilionário. O único vínculo aparente entre os dois é o fato dela ter sido bolsista da Fundação Estudar, fundada por Jorge Paulo Lemann.

Referências:

1. 3G Capital
2. P&G (1 e 2)
3. Congresso Nacional
4. Câmara dos Deputados
5. Exame


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.