Imagem que mostra Joaquim Barbosa rasgando Constituição é montagem

Compartilhe

Não é verdade que Joaquim Barbosa rasgou a Constituição brasileira diante de seus colegas do STF (Supremo Tribunal Federal) quando era ministro da corte, conforme alegam postagens nas redes (veja aqui). A imagem compartilhada é uma montagem feita sobre uma foto de 2009 do então deputado estadual Lula Morais (PC do B - CE) rasgando uma edição da revista Veja. O ato ocorreu em sessão da Assembleia Legislativa do estado do Ceará, e o deputado protestava contra reportagem da revista sobre a cidade de Sobral (CE).

Posts com a montagem somavam ao menos 5.700 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (10) e foram marcados como FALSO na ferramenta de checagem da rede social (entenda como funciona).


O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, rasgou a Constituição Federal na frente de vários colegas do Supremo

Circula nas redes sociais uma montagem que mostra o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa rasgando a Constituição brasileira na frente de colegas da corte. A imagem original é do então deputado estadual Lula Morais destruindo uma edição da revista Veja, durante sessão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 29 de setembro de 2009.

A reportagem, intitulada “Vida brasileira: The United States of Sobral”, falava sobre o município de Sobral, e recebeu críticas dos deputados estaduais sob a alegação de que a matéria teria um tom jocoso e desrespeitoso sobre a cidade, informou o Diário do Nordeste, à época.

O Aos Fatos comparou ambas as imagens e verificou que a foto manipulada possui elementos idênticos à imagem original, como o fundo, o microfone, a vestimenta, além da posição das mãos. Além disso, outros registros da cena foram publicados em blogs e veículos de mídia naquela época (confira aqui e aqui).

Os posts também disseminam supostas frases atribuídas ao ex-ministro Joaquim Barbosa criticando a democracia brasileira. Porém, o Aos Fatos não encontrou qualquer registro oficial das falas por meio de mecanismos de busca ou no site do STF, tampouco há quaisquer frases semelhantes no perfil oficial do ex-ministro no Twitter.

Passagem. Joaquim Barbosa foi ministro do Supremo Tribunal Federal de 2003 até 2014, tendo sido presidente do tribunal de 2012 a 2014.

Esta peça de desinformação também foi checada por Agência Lupa, Boatos.org, E-Farsas e G1.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

falsoPosts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Posts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça