🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Idosa que aparece em foto não foi agredida pelo filho por causa de drogas

Por Luiz Fernando Menezes

10 de junho de 2022, 12h02

A idosa que aparece em uma foto com o rosto machucado não é uma mulher de 74 anos que foi atacada pelo próprio filho por não ter dado dinheiro para ele comprar drogas, como afirmam postagens (veja aqui). Ela é Doris Marr, uma senhora inglesa de 95 anos que foi agredida por um homem que invadiu a sua casa. A foto mostra ela se recuperando no Newham General Hospital, em Londres.

As postagens enganosas contam com ao menos 6.000 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (9).


Selo falso

Ontem recebi essa foto na delegacia que trabalho, essa senhora tem 74 anos e apanhou do próprio filho porque se recusou a dar dinheiro para ele comprar drogas

Foto de inglesa agredida por invasor circula de forma descontextualizada nas redes

Uma foto que circula nas redes sociais não mostra uma idosa agredida por não ter dado dinheiro para o filho comprar drogas. A pessoa que aparece na foto é Doris Marr, 95 anos, que foi atacada por um assaltante em Londres, na Inglaterra, em 2002. A imagem, liberada pela polícia local, está disponível no banco de imagens Alamy, e foi registrada no Newham General Hospital.

Reprodução da página do banco de imagens Alamy com a foto original que mostra Doris Marr, liberada pela polícia local.
Original. Foto que mostra Doris Marr foi registrada em 2002 e está disponível em banco de imagens (Reprodução/Alamy)

A idosa foi agredida dentro de sua residência por um invasor que ela encontrou vasculhando o armário do quarto da sua casa no bairro de East Ham. Segundo ela, o homem a bateu várias vezes no rosto após ser flagrado. O caso foi relatado pela imprensa local na época. Dois homens suspeitos do crime foram presos.

Referências:

1. Alamy
2. News Shopper


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.