🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Governo da Bahia não decretou que policiais fiquem nos quartéis no dia da eleição

Por Marco Faustino

30 de setembro de 2022, 18h20

Não é verdade que o governo da Bahia, comandado por Rui Costa (PT), decretou que todos os policiais militares do estado devem ir para os quartéis no domingo (2), dia do primeiro turno das eleições, como afirmam postagens (veja aqui). A Polícia Militar da Bahia negou a informação e informou que o efetivo policial escalado para trabalhar durante as eleições terá garantido o direito a votar.

Publicações com a alegação enganosa somavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (30).


Selo falso

Rui Costa determina aquartelamento de todos os PMs no dia 02/10, das 7h às 19h para que os policiais não tenham o direito de votar

Posts alegam que foi determinado que PMs da Bahia fiquem aquartelados, sem direito a votar no domingo, o que é falso.

O governo da Bahia não decretou o aquartelamento de todos os policiais militares do estado neste domingo (2), dia do primeiro turno das eleições, como afirmam postagens nas redes sociais. Em nota, a Polícia Militar negou a informação e informou que o efetivo policial militar que trabalhará no domingo, para garantir a segurança da população durante o pleito, terá seu direito de votar garantido, o que foi reiterado pelo comandante-geral da corporação, coronel Paulo Coutinho, em post no Facebook.

As publicações compartilham um trecho da entrevista do deputado estadual Marco Prisco Caldas Machado (União Brasil-BA) à rádio Brado, na manhã de quinta-feira (29), em que ele fala que haveria um suposto plano para barrar policiais de votar. O vídeo da entrevista estava disponível no canal da rádio no YouTube durante a quinta-feira, mas agora aparece como privado. Procurado pelo Aos Fatos, o parlamentar não respondeu.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Boatos.org.

Referências:

1. Bahia Contra o Fake
2. Facebook
3. AL-BA


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.