🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Fotos de manifestações antigas viralizam como se fossem de atos pró-governo

Por Luiz Fernando Menezes

27 de maio de 2019, 17h15

Com imagens de manifestações ocorridas em 2016 e 2018, uma montagem voltou a circular nas redes sociais como se retratasse as mobilizações a favor do governo federal neste domingo (26). Três das fotos que constam em posts de Facebook são de um ato em apoio à candidatura presidencial de Jair Bolsonaro, em 30 de setembro do ano passado, e uma é de um protesto pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT), em março de 2016.

No Facebook, posts que trazem as fotos foram publicados por perfis pessoais e páginas como TIC TAC TIC TAC e já acumulam mais de 10 mil compartilhamentos. As postagens foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação disponibilizada pela rede social (entenda como funciona).


FALSO

O Brasil é do povo brasileiro.

Um compilado de fotos (acima) tem sido compartilhado nas redes sociais como se retratasse as manifestações realizadas no último domingo (26) a favor ao governo. A mesma montagem já circula nas redes sociais desde outubro de 2018 e mostra, em sua maioria, atos em defesa da candidatura presidencial de Bolsonaro ou mobilizações pelo impeachment de Dilma Rousseff.

Algumas das fotos mostradas não puderam ser checadas por conta da baixa resolução e do tamanho. Em quatro delas, porém, Aos Fatos conseguiu verificar a origem ou encontrar publicações passadas que trazem as mesmas imagens.

A foto em que o senador e filho do presidente da República, Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), aparece, por exemplo, não foi tirada neste ano. A imagem, que pode ser conferida no Instagram oficial do político, retrata uma passeata ocorrida no dia 30 de setembro de 2018 na cidade de Niterói (RJ).

A manifestação, organizada para apoiar a então candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência, também teve a presença de Índio da Costa (PSD) e Wilson Witzel (PSC), então candidatos ao governo do Estado.

Também compõe o compilado uma foto da Avenida Paulista na qual é possível ver uma faixa com os dizeres “Bolsonaro Presidente”. A imagem, tirada por Miguel Schincariol, da AFP, é, na verdade, de um ato pró-Bolsonaro realizado também no dia 30 de setembro de 2018.

Segundo o Estadão, além de São Paulo, outras nove capitais e 22 cidades organizaram eventos semelhantes naquele dia, que foi um dia depois de protestos do movimento #EleNão, contra Bolsonaro.

Outra imagem que integra a montagem e que vem sendo compartilhada separadamente já aparece nas redes desde julho de 2016. O site Chumbo Grosso Manaus publicou a foto para anunciar a data do “esquenta Fora Dilma”, manifestação que ocorreria no dia 31 de julho daquele ano para apoiar a votação do pedido de impeachment da então presidente no Senado Federal.

Aos Fatos não encontrou a fonte original da foto, mas há semelhanças com as manifestações ocorridas no dia 13 de março de 2016 em todo o Brasil. Naquela época, mais de 300 cidades tiveram protestos a favor e contra o governo.

Segundo algumas postagens que trazem a imagem, ela teria sido retirada de matérias de jornais e sites noticiosos. A mesma foto, de fato, foi publicada pelo Portal Marcos Santos para ilustrar que a Praia da Ponta Negra, em Manaus, seria palco da manifestação em apoio a Jair Bolsonaro no dia 26. O site, no entanto, avisa que a foto é de arquivo.

A última foto verificada por Aos Fatos também já circula na internet desde 30 de setembro de 2018. A imagem, que retrata a Terceira Ponte, que liga Vila Velha (ES) à capital Vitória, seria das manifestações ocorridas no mesmo dia a favor de Bolsonaro, segundo o site Notícias Agrícolas.

Esta é a terceira foto de uma manifestação antiga ocorrida no Espírito Santo que está sendo compartilhada como se fosse do último dia 26. Aos Fatos checou também outras duas fotos que estão sendo descontextualizadas com o propósito de desinformar.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.