Foto de manifestação ocorrida em 2019 na Argentina circula como se mostrasse protesto recente contra Milei

Por Luiz Fernando Menezes

21 de dezembro de 2023, 16h29

Não foi registrada durante um protesto ocorrido na última quarta-feira (20) contra o governo de Javier Milei a foto que mostra milhares de pessoas em uma avenida de Buenos Aires, na Argentina. A imagem que tem sido compartilhada fora de contexto nas redes foi registrada em agosto de 2019, durante o governo de Mauricio Macri, quando movimentos sociais organizaram um ato para reivindicar medidas contra a fome.

O registro tem sido compartilhado fora de contexto no X, onde acumula cerca de mil compartilhamentos, e no TikTok, onde já foi visualizado mais de 20 mil vezes até a tarde desta quinta-feira (21).


Selo falso

Foto de 2019 de avenida em Buenos Aires lotada de manifestantes circula como se mostrasse protesto recente

Foi registrada em 2019, e não durante um protesto recente contra o presidente argentino Javier Milei, uma foto que mostra uma grande multidão na avenida 9 de Julho, em Buenos Aires. A imagem é de agosto daquele ano, quando milhares de pessoas realizaram uma manifestação próximo à sede do Ministério da Saúde argentino para reivindicar que o governo ampliasse sua atuação no combate à fome.

Vista aérea mostra milhares de pessoas marcham pela avenida 9 de Julho, em Buenos Aires
Protesto. Manifestantes protestavam contra a fome e a crise econômica na Argentina em agosto de 2019 (Reprodução/CTEP)

A manifestação foi convocada pela CTEP (Central de Trabalhadores da Economia Popular) e outros movimentos sociais e ocorreu nos meses que antecederam a eleição argentina. Na época, o presidente era Mauricio Macri.

É fato, no entanto, que houve uma manifestação contra Javier Milei na noite da última quarta (20). Os participantes se posicionaram contra as medidas econômicas e os decretos relacionados à repressão de protestos anunciados pelo novo presidente. Registros mostram que a população entrou em confronto com a polícia durante o ato.

Referências:

1. Perfil
2. Infobae
3. G1 (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.