Foto de estrada em MT pavimentada em 2017 é atribuída ao governo Bolsonaro

Compartilhe

Publicações nas redes sociais comparam uma foto de uma rodovia esburacada a outra de um trecho pavimentado para sugerir que a melhoria seria fruto da gestão de Jair Bolsonaro (veja aqui). No entanto, além de as duas imagens não serem do mesmo local, a que mostra a rodovia em melhor condição é de 2017 e registra o resultado de uma obra do governo de Mato Grosso.

A peça de desinformação circula principalmente no Facebook, onde acumula ao menos 42 mil compartilhamentos e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social na tarde desta terça-feira (30) (entenda como funciona).


FALSO

A fotografia de uma estrada esburacada tem sido compartilhada ao lado de outra de um trecho pavimentado e da imagem do presidente Jair Bolsonaro para sugerir que a melhoria seria resultado de sua gestão. Além de antigas, as duas imagens não mostram a mesma estrada e sequer o resultado de uma obra do atual presidente. A estrada em boas condições é, na verdade, de 2017 e retrata uma recuperação feita pelo governo de Mato Grosso

De autoria de Rafael Manzutti, do Sinfra-MT (Secretaria de Estado de Infraestrutura de Mato Grosso), a foto mostra as obras de pavimentação da rodovia MT-110 que liga os municípios de Tesouro e Guiratinga. Segundo nota publicada na época, a pavimentação fazia parte do programa Pró-Estradas, conduzido pela Sinfra-MT e que utilizava recursos do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) e do governo federal, à época sob a gestão de Michel Temer (MDB).

Já a foto que ilustra o que supostamente seria o estado da mesma estrada em outros governos é uma imagem recorrente em peças de desinformação sobre infraestrutura (aqui e aqui). Geralmente indicada como se tivesse sido registrada durante os governos petistas, a imagem de fato aparece em publicações desde 2008. O Aos Fatos não conseguiu confirmar a data e o local exatos da foto, mas, em busca reversa, ela aparece para ilustrar reportagens e textos sobre a BR-230, conhecida como Transamazônica.

Origem. A mesma comparação foi publicada pelo vereador e filho do presidente, Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), em seu Twitter no dia 25 de novembro. Na postagem, ele falava sobre as obras do governo federal na BR-163. O Aos Fatos entrou em contato com a assessoria do vereador para que ele pudesse comentar a checagem, mas não houve retorno até a publicação deste texto.

Vale ressaltar que a BR-163 também não é uma obra do governo atual. Em outubro de 2018, antes de Bolsonaro assumir o posto de presidente, a rodovia já tinha 654 km dos seus 710 km pavimentados.

Referências:

1. Sinfra-MT
2. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)
3. TinEye
4. DNIT

Compartilhe

Leia também

Por um uso ético da IA no jornalismo

Por um uso ético da IA no jornalismo

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas