🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de avião no Chile é compartilhada como se fosse na Amazônia

Por Luiz Fernando Menezes

26 de agosto de 2019, 18h30

A foto de um avião que sobrevoa uma região do Chile tem sido compartilhada nas redes sociais como se retratasse uma aeronave enviada pelo governo brasileiro para combater as queimadas na Amazônia (veja aqui). Além de não ter sido registrada no Brasil, a imagem é de 2017 e mostra uma aeronave SuperTanker combatendo focos de incêndio na cidade de Dichato, na costa chilena.

Denunciadas por usuários do Facebook, as postagens feitas por perfis pessoais já reuniam ao menos 2.000 compartilhamentos nesta segunda-feira (26). Todas foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

Bolsonaro manda vários aviões para Amazônia para apagar o fogo, a mídia não vai mostrar isso, mas nós mostramos.

Circula nas redes sociais desde sexta-feira (23) uma imagem de um avião SuperTanker que, segundo as publicações, teria sido enviado à Amazônia pelo governo de Jair Bolsonaro para combater os focos de incêndio região. No entanto, o registro foi feito em Dichato, no Chile, em janeiro de 2017, por Mario Davila, da Agência Uno. Na época, a aeronave foi usada para ajudar a combater incêndios florestais na região.

Além de não ter sido tirada no Brasil, a foto começou a ser compartilhada antes de o governo federal anunciar, no último sábado (24), que aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) começariam a ser utilizados no combate às queimadas na Amazônia. O envio de aeronaves foi autorizado após Bolsonaro assinar o decreto nº 9.985/2019, que determina o emprego das Forças Armadas em ações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) de combate a focos de incêndio e medidas repressivas contra delitos ambientais na Amazônia.

Referências:

1. Biochile
2. FAB
3. Ministério da Defesa
4. Planalto


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.