Não é verdade que a apresentadora Xuxa Meneghel e o padre Júlio Lancellotti serão os embaixadores do Criança Esperança deste ano, como afirmam publicações nas redes. As peças de desinformação têm origem em um post satírico no X (ex-Twitter) que usa informações falsas e uma montagem para incluir as duas personalidades na mesma foto.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 2.000 compartilhamentos no Facebook na tarde desta terça-feira (5). Os posts desinformativos circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Xuxa e Padre Júlio Lancellotti serão os novos Embaixadores do Criança Esperança 2024!
Publicações enganam ao afirmar que Xuxa e o padre Júlio Lancellotti serão os embaixadores do Criança Esperança de 2024. As peças, que circulam em meio a ataques às duas personalidades, fazem uma série de alegações falsas:
- O Criança Esperança nunca contou com embaixadores, e não foi publicado nenhum comunicado oficial anunciando mudanças na estrutura do projeto neste ano;
- A foto usada pelas publicações, que mostra Xuxa ao lado de Lancellotti, é uma montagem;
- E a publicação original é, na verdade, uma piada feita por um perfil satírico no X.
O Criança Esperança é uma campanha nacional realizada pela TV Globo desde 1986, inicialmente em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a partir de 2003 em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Desde que foi criado, o programa nunca teve embaixadores. Em busca por anúncios oficiais na imprensa e no site do Criança Esperança, Aos Fatos não encontrou comunicados que atestem que haverá mudanças na edição deste ano.
O Unicef trabalha com embaixadores no país, como Renato Aragão e Daniela Mercury. Xuxa e Lancellotti, no entanto, não compõem esse grupo.
Vale ressaltar que Xuxa afirmou, em outubro do ano passado, que estaria presente na edição deste ano do programa. Não há notícias referentes a Lancellotti.
A foto usada para ilustrar as peças de desinformação também não é real. As publicações inseriram o sacerdote em uma imagem registrada em agosto do ano passado — horas antes de Xuxa, Angélica e Eliana se apresentarem juntas no palco do Criança Esperança.
A alegação enganosa foi publicada originalmente pelo perfil do X @WORD_NEWSS, que se autointitula “perfil paródia de notícias imaginárias”. A publicação, no entanto, passou a circular em outras redes sem a indicação de autoria ou aviso de que se trata de uma piada. Com isso, usuários começaram a usar a publicação para atacar o Criança Esperança e as duas personalidades (veja abaixo).
Alvos recorrentes. As peças de desinformação circulam em um contexto de ataques e mentiras que tenta tachar Xuxa e Lancellotti como perigosos para crianças. Críticos acusam a apresentadora de ser complacente com o abuso infantil por ter pedido a cassação de Damares Alves (Republicanos-DF) em 2022, quando a senadora fez denúncias sem provas sobre exploração sexual de crianças e adolescentes na Ilha de Marajó (PA). A história voltou a circular recentemente nas redes.
Já Lancellotti é alvo de uma investigação por parte da Arquidiocese de São Paulo, que apura denúncias de supostos abusos sexuais cometidos pelo sacerdote. Essa é a segunda investigação aberta para apurar o caso: a primeira foi arquivada em janeiro por “ausência de materialidade”. Lancellotti nega as acusações.