É falso que vídeo exibe motociata a caminho de ato com Bolsonaro deste domingo

Por Marco Faustino

26 de fevereiro de 2024, 16h54

É falso que um vídeo mostra uma motociata realizada no último sábado (24) se dirigindo ao ato político convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), realizado no domingo (25), em São Paulo, como afirmam publicações nas redes. Na gravação, aparece o empresário Luciano Hang, dono da Havan, que não participou de qualquer ato político recente. Em nota, a assessoria da Havan informou que a motociata exibida no vídeo ocorreu em agosto de 2021, em Florianópolis. O último registro do empresário em manifestações de motociclistas é de outubro de 2022.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook, 9.000 curtidas no Instagram e milhares de visualizações no Kwai nesta segunda-feira (26).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Motociata de vários estados se encontram com destino a SP [24/02/2024]. Motoqueiros começam a se reunir a caminho do ato na Paulista [25/02]

Posts difundem vídeo de motociata pró-Bolsonaro que contou com a participação de Luciano Hang como se tivesse sido gravada no último sábado, o que é falso

Posts nas redes compartilham o vídeo de uma motociata com a participação do empresário Luciano Hang, proprietário da Havan, para fazer crer que a filmagem foi feita no último sábado (24) e mostra motociclistas a caminho do ato político que ocorreu no domingo (25), na avenida Paulista, em São Paulo. Isso é falso. Embora Aos Fatos não tenha encontrado o registro original, a assessoria da Havan afirmou em nota que a motociata do vídeo ocorreu em agosto de 2021, em Florianópolis, e que Hang não participa de eventos políticos desde o fim do segundo turno das eleições de 2022.

O empresário Luciano Hang aparece no vídeo difundido como recente pelas peças checadas; última participação do empresário em motociatas, no entanto, ocorreu em outubro de 202
Luciano Hang. Vídeo difundido pelas peças de desinformação mostra empresário na motociata; última participação do empresário em eventos do tipo ocorreu em outubro de 2022.

A última participação do empresário em motociatas ocorreu em 1º de outubro de 2022, em Joinville (SC). Na ocasião, Hang percorreu diversas ruas da cidade ao lado do então presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro e de políticos locais. A manifestação ocorreu um dia antes do primeiro turno das eleições daquele ano.

No domingo (25), Bolsonaro reuniu milhares de apoiadores na avenida Paulista para um ato “em defesa do estado democrático de direito”. Durante o evento, o ex-presidente negou ter participado de uma trama golpista em 2022 e pediu anistia para os presos pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Além da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, do pastor Silas Malafaia e do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), parlamentares e governadores dos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Santa Catarina compareceram ao ato.

Em nota à Reuters dias antes do evento, a assessoria de imprensa da Havan informou que Hang não gravou qualquer vídeo convidando pessoas a participarem do ato na capital paulista e tampouco iria à manifestação.

Leia mais
Nas Redes Vídeo em que Otoni de Paula alerta sobre prisão de manifestantes é de 2022, não atual

Referências:

1. Folha de S.Paulo
2. CNN Brasil
3. Aos Fatos
4. Reuters

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.