Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi hostilizado em visita recente à Paraíba, como afirmam publicações nas redes. O registro, na realidade, mostra um sósia de Lula chamado Daniel Vieira da Silva sendo xingado durante visita à Feira de Caruaru, em Pernambuco, em outubro deste ano.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1,6 milhão de visualizações no TikTok, centenas de curtidas e compartilhamentos no Instagram e Facebook, respectivamente, além de circularem também no Kwai nesta sexta-feira (27).
Como o ladrão é recebido na Paraíba
Não é o presidente Lula o homem que aparece sendo vaiado em um vídeo difundido nas redes sociais como se tivesse sido gravado na Paraíba. Por meio do nome do perfil do Kwai que aparece nas publicações, o Aos Fatos identificou que as imagens foram feitas na Feira da Sulanca de Caruaru, em Pernambuco, no dia 14 de outubro deste ano, e quem aparece nelas é Daniel Vieira da Silva, sósia do petista.
O vídeo enganoso é composto por trechos de cinco filmagens publicadas por uma usuária no Kwai entre os dias 14 e 15 de outubro, sendo que em nenhum momento dessas filmagens é dito que o homem é, de fato, o presidente Lula. Em um dos registros, o homem se identifica como “Clone Lula Oficial”, nome de usuário utilizado por Daniel Silva no Instagram, onde foram publicados outros vídeos de sua visita à feira do município pernambucano.
Embora Daniel Vieira alegue no Instagram que foi recepcionado de forma carinhosa e calorosa por vendedores e frequentadores da feira, nos vídeos originais publicados no Kwai é possível ouvir interações positivas, mas também vaias e xingamentos contra ele.
Tanto nos vídeos originais publicados no Kwai quanto naqueles divulgados por Daniel Silva no Instagram é possível ver pessoas com as mesmas roupas, que o cercam e fazem sua escolta.
Morador de Arapiraca (AL), Daniel Vieira compareceu à posse do presidente Lula em janeiro e, em entrevista ao Correio Braziliense, disse que sofreu ameaças tanto por apoiar Lula quanto pelo fato de pessoas o confundirem com o presidente.
Essa peça de desinformação também foi checada pelo Boatos.org, Lupa e Reuters.