Não é cocaína o pó branco que aparece sendo inalado por crianças dentro de escolas, em vídeos difundidos por posts nas redes sociais. A peça de desinformação compartilha filmagens que, na realidade, mostram alunos inalando sal de cozinha e o conteúdo de uma cápsula de remédio para cólica, como se fossem substâncias ilícitas.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1.100 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (4) e circulam também no TikTok e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Crianças consumindo cocaína em sala de aula. Esse é o projeto de Lula para as crianças da tua família
Posts nas redes enganam ao difundir vídeos em que crianças aparecem inalando um pó branco, como se retratasse o consumo de cocaína dentro das escolas. Os casos aconteceram em colégios particulares no estado do Rio de Janeiro, em 2018 e 2020, e o pó inalado não era qualquer substância ilícita.
- O registro que mostra dois alunos em uma sala de aula foi feito em fevereiro de 2020 e foi objeto, na época, de uma reportagem da RedeTV!;
- A escola, cujo nome não foi revelado, informou à emissora que a substância inalada pelos alunos era sal de cozinha;
- Já a filmagem que mostra uma menina em um pátio foi feita em uma outra escola, em março de 2018;
- Na época, a diretoria da instituição emitiu uma nota em que diz que o pó branco era o conteúdo de uma cápsula de um remédio para cólica.
O vídeo enganoso difundido pelas peças checadas inclui uma fala da cantora Anitta em que ela defendeu a legalização da maconha, em julho do ano passado, e pediu apoio à pauta a Lula, então candidato à Presidência. O registro também mostra o petista celebrando, na mesma época, o apoio de Anitta à sua candidatura. O apoio, no entanto, ocorreu após o assassinato de um membro do PT no Paraná, não em alusão ao uso de entorpecentes.