Vídeo é editado para fazer crer que Bolsonaro aparece em propaganda eleitoral de Trump

Por Luiz Fernando Menezes

6 de março de 2024, 13h45

Não é verdade que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em uma propaganda eleitoral recente do ex-presidente dos EUA Donald Trump. As publicações com essa alegação enganosa incluem cenas de um encontro de 2019 entre os dois ex-mandatários em uma peça de campanha de 2020 de Trump. Não há, no vídeo original, nenhuma referência a Bolsonaro.

A montagem acumula mais de 5.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (6).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Jair Bolsonaro aparece em vídeo da campanha presidencial Trump 2024.

Vídeo mostra Bolsonaro apertando a mão de Trump em vídeo ao som de Linkin Park; legenda enganosa alega que se trata de vídeo de campanha de 2024 do americano

Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo editado para sugerir que a campanha de Donald Trump teria incluído, em uma de suas propagandas para a eleição deste ano, imagens de Bolsonaro. O material original, no entanto, publicado durante a campanha de reeleição do americano em 2020, não fazia referência ao ex-presidente brasileiro.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que as peças usam um trecho de um vídeo divulgado pelo ex-vice chefe de gabinete da Casa Branca Dan Scavino Jr. em 17 de julho de 2020. Na época, o conteúdo foi compartilhado pelo próprio Trump no X (ex-Twitter).

A gravação original termina com uma foto do ex-presidente americano. Esse trecho, no entanto, foi retirado das peças de desinformação que circulam no Brasil e substituído por imagens de um encontro entre Bolsonaro e Trump ocorrido em março de 2019.

A propaganda foi posteriormente retirada das redes após pedido da banda Linkin Park, cuja música é usada no vídeo. O grupo enviou uma notificação extrajudicial alegando que a campanha usou sua música sem permissão.

O UOL Confere também desmentiu a peça de desinformação.

Referências:

1. CNN
2. PBS
3. Rolling Stone
4. X (@linkinpark)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.