É falso que presidente do CNS pediu cancelamento do piso salarial da enfermagem

Compartilhe

Não é verdade que Fernando Pigatto, presidente do CNS (Conselho Nacional de Saúde), pediu o cancelamento do piso salarial nacional dos enfermeiros, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). A entidade que se manifestou contra o piso é o CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde), que representa hospitais e empresas privadas do ramo. O CNS defende a lei do piso, suspensa desde o último domingo (4) por decisão provisória do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso.

A desinformação contava com mais de 870 mil visualizações no TikTok, 36 mil compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até esta quinta-feira (8).


Selo falso

Postagens enganam ao afirmar que Fernando Pigatto, presidente do CNS (Conselho Nacional de Saúde), foi “o cara” que pediu para cancelar o piso salarial da enfermagem, o que é falso. A entidade e seu representante defendem o piso de R$ 4.450. A lei que estabelece o valor mínimo para o pagamento de profissionais da área foi suspensa pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso no domingo (4).

As postagens confundem o conselho, que aprova e fiscaliza o orçamento da saúde, com a CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde), entidade que representa empresas privadas do ramo, como hospitais e clínicas. A CNSaúde ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade pedindo a suspensão do pagamento do piso. Os argumentos foram acatados por Barroso, que deu decisão provisória favorável à entidade patronal.

O CNS, por sua vez, havia recomendado em 18 de agosto que o STF rejeitasse o pedido e “considerasse a excelência do trabalho da enfermagem brasileira”. Após a suspensão, o CNS emitiu uma nota de repúdio.

Ao suspender de forma provisória a lei, que havia sido aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada em agosto, Barroso deu 60 dias para que governo federal, estados e entidades do setor prestem informações sobre o impacto financeiro da medida, que fixa um mínimo salarial para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

Fernando Pigatto foi reeleito presidente do Conselho Nacional de Saúde em dezembro de 2021. O mandato dele vai até 2024. Nas redes sociais, ele também se manifestou favorável ao piso nacional da enfermagem.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. Conselho Nacional de Saúde (1, 2, 3, 4 e 5)
  2. CNSaúde (1 e 2)
  3. G1
  4. Poder 360
  5. Facebook

Compartilhe

Leia também

falsoPost engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

Post engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

falsoVídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

Vídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

falsoÉ falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos

É falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos