🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É mentira que MC Carol cantou sobre sexo e armas no Criança Esperança

Por Bianca Bortolon

10 de agosto de 2023, 16h13

É falso que a MC Carol cantou uma música sobre sexo e armas no Criança Esperança, da Globo, como alegam postagens nas redes. Na verdade, a funkeira apresentou uma versão da música “Malha Funk”, do Bonde do Tigrão, que não possui letra explícita.

Publicações com o conteúdo falso acumulavam 13,7 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (10).


Selo falso

Criança esperança 🤨

Print de uma postagem difundindo um vídeo montagem mostrando a funkeira MC Carol cantando uma música sobre sexo e armas no Criança Esperança, da Globo; na verdade, ela apresentou a música

É montagem o vídeo no qual a artista MC Carol canta sobre sexo e armas no Criança Esperança, da Globo. O áudio foi inserido sobre o vídeo original, que mostra a funkeira apresentando a música “Malha Funk”, do Bonde do Tigrão.

A letra da canção sobreposta ao vídeo original é explícita: “Filho da puta, me deixou a pé. Veio pra cá pro baile pra comer outra mulher”. Parte de um segmento conhecido como “funk proibidão”, a música “Jorginho Me Empresta a 12” é de autoria da cantora, mas não fez parte do repertório exibido na televisão.

Parceria entre a Globo e a Unesco, o Criança Esperança beneficia projetos sociais e contou com apresentações de diversos artistas nacionais.

Áudios falsos. Ferramentas de inserção de áudio estão sendo utilizadas com frequência para criação de conteúdos desinformativos e com ataques a políticos. Recentemente, o Aos Fatos identificou 4.794 vídeos utilizando um mesmo áudio inserido, no qual pessoas gritam palavras de ordem contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o objetivo de dar a entender que o petista é frequentemente hostilizado em aparições públicas. Além dele, desde janeiro de 2022 foram desmentidas outras 24 publicações enganosas que usavam áudios inseridos.

Referências:

1. YouTube (Globo)
2. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.