Lula não ameaçou levar ‘o Brasil para uma guerra’ para manter Presidência

Por Luiz Fernando Menezes

22 de fevereiro de 2024, 13h59

Não há registros públicos de que o presidente Lula, (PT), após ser criticado por comparar a atuação de Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto, disse em reunião: “Levo o Brasil para uma guerra, mas ninguém me tira dessa cadeira por golpe”. Aos Fatos não encontrou declaração de teor similar nos portais oficiais do governo ou em veículos de imprensa. Em nota, a assessoria do presidente também desmentiu a alegação.

A falsa atribuição acumulava mais de 5.000 curtidas no Instagram e 3.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (22). O post enganoso também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

‘Levo o Brasil para uma guerra, mas ninguém me tira dessa cadeira por golpe. Se eu cair, muita gente dessa vez eu vou levar junto. Eles não são loucos, desta vez eu mesmo viro o delator’ – disse o presid@ em reunião de emergência ontem com seus comparsas.

Post mostra foto de Lula com o indicador apontado para cima; legenda traz fala apócrifa

São mentirosas as publicações que afirmam que Lula teria declarado que “leva o Brasil para uma guerra”, mas que ninguém o tira da Presidência. Não há nenhum registro público de que o presidente tenha dito algo semelhante. Em nota, sua assessoria também negou a atribuição: “Ele jamais disse isso e lamentamos a prática de divulgação com fins políticos que tanto mal fez à nossa democracia e saúde pública nos últimos anos”.

Lula de fato fez uma reunião com integrantes do governo na última terça-feira (20). Não há, no entanto, registros na imprensa ou em portais oficiais de que o presidente tenha dado a declaração compartilhada pelas peças de desinformação. Segundo o Globo, a reunião tratou de pautas que estão em tramitação na Câmara e no Senado, como a MPV 1.202/2023, que prevê a reoneração das folhas de pagamento.

Leia mais
Explicamos O que é antissemitismo e o que dizem pesquisadores e organizações sobre a fala de Lula
Nas Redes New York Times não publicou charge racista retratando Lula como macaco após fala sobre Israel

Vale ressaltar ainda que a declaração falsa foi publicada originalmente por uma usuária apócrifa no X (ex-Twitter) que já postou outras desinformações. Ela já alegou, por exemplo, ter sido contaminada pelo alumínio presente na vacina Coronavac. Na realidade, o imunizante contém hidróxido de alumínio — substância que está presente em alimentos e bebidas — em uma quantidade comprovadamente segura.

A peça de desinformação passou a circular nas redes após Lula comparar, durante uma entrevista na Etiópia no último domingo (18), a atuação do governo israelense na Faixa de Gaza às ações de Hitler contra os judeus. A fala do presidente foi usada pela oposição para protocolar um pedido de impeachment.

Essa publicação enganosa também foi desmentida pelo Boatos.org.

Referências:

1. Planalto
2. O Globo
3. InfoMoney
4. Aos Fatos
5. g1
6. CNN Brasil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.