É falso que Lula confessou ter roubado em gestões anteriores

Por Marco Faustino

12 de março de 2024, 14h48

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha admitido que roubou dinheiro público em gestões passadas, como alegam publicações nas redes. As peças enganosas difundem um trecho editado de um discurso feito por Lula em janeiro, quando ele afirmou que conseguiu provar que seus acusadores mentiram.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 24 mil curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (12).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Lula se entrega [e diz que roubou]

Posts difundem trecho editado de discurso para fazer crer que Lula se entregou e disse que roubou em gestões anteriores; no original, Lula diz que as acusações são mentirosas.

Um trecho editado do discurso do presidente Lula feito durante um encontro com centrais sindicais, em janeiro, tem sido compartilhado nas redes para fazer crer que o político se entregou e confessou ter roubado dinheiro público em gestões anteriores. Na declaração completa (1h47m29s), Lula disse que não se escondeu e pode provar que seus acusadores mentiram.

Confira abaixo a fala sem cortes:

Mas muita gente achou que era impossível eu voltar à presidência da República. Muita gente achou que era difícil. Aliás, muita gente achava que eu jamais ia voltar, porque o político quando rouba ele submerge, quando ele faz qualquer bobagem que faz uma denúncia, ele já se esconde e fica escondido. Eu, ao invés de me esconder, fui para cima dos acusadores, porque eu tinha certeza, eu tinha certeza que os acusadores estavam mentindo. E pude provar isso.

Na sequência, Lula disse ainda que não se deixou convencer a fazer um acordo e voltar para casa usando uma tornozeleira eletrônica. “E foi graças a essa teimosia, e graças à ajuda de milhares de companheiros que ficaram na porta da Polícia Federal gritando ‘bom dia, boa tarde e boa noite, presidente!’, durante 580 dias, e foi graças à coragem do povo brasileiro que eu estou aqui hoje, no Palácio do Planalto, presidindo este país outra vez”, completou.

Leia mais
Nas Redes Lula não assumiu ter fortuna pessoal de US$ 370 bilhões

Referências:

1. YouTube
2. Governo Federal

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.